SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

.: Mais de 650 alunos de Piracicaba participam de Circuito Pré-Atletismo Escolar

13 de setembro de 2022 • Ygor Oliveira

Seiscentos e cinquenta alunos das Escolas Municipais Professor Manoel Rodrigues Lourenço e Professor José Pousa de Toledo participaram, entre os dias 01 e 02/09, das atividades do Circuito Pré-Atletismo Escolar. A atividade é fruto do projeto realizado pelo Instituto Cidadania Através do Esporte (Cades), por meio da Lei de Incentivo ao Esporte com o patrocínio da SulAmérica, atendendo alunos de 6 a 14 anos nas unidades do bairro Pau Queimado e Bosques do Lenheiro, respectivamente.

O Pré-Atletismo é uma ferramenta pedagógica para o aprendizado do atletismo dentro do ambiente escolar, permitindo inúmeras atividades lúdicas, tanto pela adaptação e criação das regras, disposição e uso dos espaços físicos existentes e a construção de matérias e equipamentos por meio de recursos recicláveis. Foram repassados aos alunos alguns movimentos básicos do atletismo, como correr, saltar, marchar, lançar e arremessar


650 alunos das Escolas Municipais Professor Manoel Rodrigues Lourenço e Professor José Pousa de Toledo participaram entre os dias 01 e 02 de setembro.

Todos os materiais utilizados nas atividades foram doados pelo Cades às escolas beneficiadas para que possam dar continuidade à modalidade nas aulas de educação física. Além disso, foram capacitados 22 professores de ambas as unidades para garantir esse prosseguimento.

“A parceria com a Secretaria de Educação de Piracicaba nos permitiu, mais uma vez, levar nossos projetos ao município, onde atendemos todos os alunos de duas escolas em regiões de vulnerabilidade. Parcerias como essa são fundamentais para permitir e melhorar o acesso dos alunos ao esporte. A continuidade da prática, já que também capacitamos os professores e doamos os materiais usados durante as atividades, contribui e muito para o crescimento da cultura esportiva na cidade”, destaca Ana Cristina Amaro, presidente do Cades.

O Circuito Pré-Atletismo Escolar conta com seis etapas. Depois de São Paulo, Embu-Guaçu, Carapicuíba e Piracicaba, o projeto segue para Piquete (5 de outubro) e Lorena (6 de outubro).


A atividade é fruto do projeto realizado pelo Instituto Cidadania Através do Esporte (Cades), através da Lei de Incentivo ao Esporte.

“É uma alegria muito grande manter essa parceria com o Circuito Cades que já há tantos anos traz a Caravana de Pré-Tênis na área de formação de professores e com vivências aos nossos estudantes. Este projeto causa um impacto significativo para as crianças e professores, pois além de oferecer vivências divertidas e de qualidade no atletismo, também auxilia e demonstra formas possíveis da organização do espaço com materiais específicos das modalidades, práticas metodológicas para trocarem com nossos professores e presenteiam a escola com um kit de materiais para os professores darem continuidade nas proposições pedagógicas, em diálogo com o conteúdo do Currículo da Rede Municipal. Agradecemos muito”, pontua a formadora de educação física da SME, professora Priscila Lima.

“A formação na área de educação física volta a ser uma prioridade na SME e a atividade desenvolvida pelo Cades vem totalmente ao encontro com o trabalho que vamos desenvolver, cumprindo com as metas de nosso currículo e incentivando a prática esportiva dentro da Rede”, frisa o secretário Bruno Roza.

CADES – O Cades trabalha há 15 anos com projetos sociais esportivos no Estado de São Paulo, em regiões de alta vulnerabilidade social. Até agora, o Instituto já beneficiou mais de 61 mil pessoas, transformando vidas de crianças e adolescentes levando educação e qualidade de vida por meio do esporte.

‹ voltar