SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Ex-aluno do cursinho é aprovado nas Grandes Écoles de Paris

3 de agosto de 2018 • André Cruz

O ex-aluno do cursinho municipal, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Piracicaba, Vinícius Costa Barreiros, 28, viaja neste domingo para a França, para dar início à sua especialização na Agro Paris Tech, instituto pertencente às Grandes Écoles de Paris, criadas no século XVIII.

Oriundo de escola pública, Vinícius foi aprovado no processo seletivo e integrou a turma do Cursinho Municipal em 2014. No fim daquele ano, prestou o vestibular e foi aprovado no curso de Engenharia Agronômica na Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

“O cursinho me possibilitou ir bem no vestibular da Fuvest (USP). Consegui uma boa colocação já no início do curso. Isso me permitiu estar destacado para participar do processo seletivo para o programa e para a bolsa de auxílio que receberei da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior)”, disse. O programa do qual Vinícius participou é o CAPES – Brafagri, que promove intercâmbio de estudantes em todas as especialidades das ciências e engenharias agronômicas e da veterinária.

“É como uma segunda graduação, porque eu estou saindo daqui com tudo concluído. Teoricamente, é só pegar o diploma aqui. Lá eu vou pegar algumas disciplinas do ciclo básico nesse semestre e, no próximo ano, faço a especialização, porque a engenharia deles lá (o curso) é um pouco diferente”, explicou.

Vinícius sempre estudou em escola pública. “Estudei na EE Doutor João Sampaio, na Vila Cristina”, afirmou. Após concluir o curso, que tem um ano e seis meses de disciplinas e mais seis de estágio, o estudante disse que vai voltar ao Brasil, demonstrando gratidão. “Meu Brasil tem muita coisa para melhorar, quero contribuir de alguma forma, depois de toda ajuda que recebi”, disse.

A secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, entende que a história de Vinícius é um exemplo para os jovens. “Ele conseguiu ser um dos poucos alunos que vão ter esse diploma duplo, brasileiro e francês, com bolsa da CAPES. Isso é um diferencial importante na carreira, principalmente para quem vem da escola pública”, destacou. Sobre o cursinho, a secretária destacou a qualidade dos docentes. “O cursinho municipal conta com excelentes professores, são voluntários, que se empenham muito em dar essa formação para os nossos jovens”, afirmou.

“O Vinícius aproveitou da melhor forma possível o cursinho da prefeitura e agora vai estudar na França. Desejamos que ele aproveite da melhor forma possível esta conquista. Seu feito nos enche de orgulho e mostra que o cursinho é um projeto muito bem sucedido e, da mesma forma que ajudou ao Vinícius, temos a certeza de que poderá ajudar a outros jovens de nossa cidade”, disse o prefeito Barjas Negri.

O QUE SÃO AS GRANDES ÉCOLES

De acordo com a agência oficial de promoção do ensino superior francês, as grandes écoles foram criadas no século XVIII, quando o Poder Público francês identificou a necessidade de profissionais capazes de executar obras técnicas e industriais e, então, foram criadas escolas próprias para formação de engenheiros. As primeiras escolas dessa categoria foram criadas em 1747.

CURSINHO MUNICIPAL

Criado em 2005 pelo prefeito Barjas Negri, o Cursinho Municipal é oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Piracicaba, por intermédio da SME (Secretaria Municipal de Educação), em parceria com a Diretoria Regional de Ensino. São oferecidas 150 vagas. Para participar, o candidato deve ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou ter recebido bolsa de 100% em instituição privada. Mais de 5.000 estudantes já passaram pelo Cursinho.

Fotos: Fernanda Schmidt

Vinícius foi recebido pelo prefeito Barjas Negri nesta sexta-feira de manhã 

 

 

‹ voltar