.: 15 mil pessoas participaram do Desfile Cívico no Barão

11 de setembro de 2023 • Ygor Oliveira

Para comemorar os 201 anos da Independência do Brasil, Piracicaba realizou o Desfile Cívico de 7 de Setembro no Estádio Barão da Serra Negra na última quinta-feira. Entre público, participantes e autoridades, mais de 15 mil pessoas compareceram ao evento, que trouxe como tema O Olhar das Infâncias para a Cidade de Piracicaba.

Público lotou as cadeiras cativas do Barão da Serra Negra

Desfilaram mais de 7.000 pessoas, de 122 escolas da Rede Municipal de Educação, duas escolas estaduais, integrantes de programas das secretarias municipais de Esporte, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), além de entidades, Exército. Também acontecerem exposição e desfile de viaturas da Guarda Civil, Corpo de Bombeiros e Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de SP.

O Tiro de Guerra de Piracicaba abriu o desfile cívico de 2023.

“Uma data importante para o nosso país e especial para Piracicaba. Depois de três anos a gente voltou a organizar o desfile cívico e ver nossas crianças desfilando, felizes e empolgadas, foi muito legal. Agradeço a todos que participaram desse evento”, destacou o prefeito Luciano Almeida.

Entre participantes do desfile e público presente, o desfile cívico de 2023 contou com mais de 15 mil pessoas.

Tanto as crianças que desfilaram, quanto o público presente aprovaram o Desfile Cívico de 7 de Setembro. Bruno de Oliveira Filho, 10 anos, aluno do 5º ano da EM Maria Benedita Pereira Penezzi, localizada no Campestre, contou que gostou muito da batida dos tambores das fanfarras. E uma das integrantes da Fanfarra da EM do Campestre era Lívia Silva Lescovar, que arrasou na percussão.

A estudante Nicole Sturion Pizzol, 9 anos, achou muito legal desfilar com o tema o Aquário Municipal Ilda Borges Gonçalves, que funciona no Parque do Mirante, e traduziu as atrações e belezas do espaço em cartazes coloridos com as espécies de peixes vistas lá. “Estou gostando da parte da narração das escolas”, contou Nicole, se referindo à narração realizada enquanto as escolas desfilavam e que contou um pouco da história de cada instituição.

Lívia Silva Lescovar arrasou na Fanfarra da EM Maria Benedita Pereira Penezzi

E para ver os estudantes, instituições e forças policiais desfilarem pelo Barão, pais e amigos lotaram as cadeiras cativas do Barão, onde cabem cerca de 8.000 pessoas, segundo os administradores do local. O Barão da Serra Negra foi escolhido pensando no conforto do público presente no Desfile Cívico, contendo estrutura necessária para receber as comemorações da Independência do Brasil e também para não interferir no comércio na área central, que funcionou normalmente durante o feriado.

A Apae de Piracicaba foi uma das entidades que desfilou no desfile cívico deste ano.

Manuela Nogueira e o esposo Juan foram para ver o sobrinho Davi, da EM Professora Eunice Aparecida Rodrigues. “A participação (dos pais e parentes) incentiva as crianças”, disse Manuela, que aprovou o Barão como local do desfile. “Achei mais seguro”.

Manuela Nogueira e o esposo Juan foram para ver o sobrinho desfilar

Já Antonia Aparecida Cruz da Silva foi com a família toda para prestigiar o neto Giovani Aguiar, estudante da EM Larissa Rossetti Travaglini. “(O desfile) está muito bem organizado. Estou adorando. Já fui em desfile antigamente, na rua, mas aqui ficou ótimo. Aconchega todo mundo”, comemorou.

Integrantes da Guarda Civil desfilam no 7 de Setembro