.: Univesp realiza aula inaugural para receber 150 novos alunos

9 de agosto de 2023 • Ygor Oliveira

O polo de Piracicaba da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) realizou na noite de ontem, terça-feira, dia 08/08, a aula inaugural presencial para os alunos ingressantes do vestibular de 2023. Com a presença do prefeito Luciano Almeida e do secretário de Educação, Bruno Roza, gestores da parceria entre a Prefeitura de Piracicaba e o Governo do Estado de São Paulo, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais das plataformas de estudo AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), do Portal e Manual do Aluno.

O prefeito Luciano Almeida e secretário de Educação Bruno Roza são os gestores da parceria entre Piracicaba e o Governo do Estado na manutenção da Univesp na cidade.

Ingressaram por meio do vestibular deste ano no polo de Piracicaba 150 alunos, sendo 50 para cada eixo de atuação: Negócios e Produção, Licenciatura e Computação, contemplando os cursos: Pedagogia, Letras, Matemática (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Tecnologia da Informação, Engenharia de Computação (Eixo de Computação), Engenharia de Produção, Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).

As turmas iniciaram oficialmente os cursos no último dia 24/08, por meio de aula online, no entanto a aula inaugural foi realizada visando oportunizar uma troca de experiência e aprendizagem entre os acadêmicos, sendo idealizada pela orientadora do polo em Piracicaba, Sueli Aparecida Gobbo Araújo, e pela mediadora presencial Márcia Sanches Wiege Martins. A aula também contou com a participação do aluno da turma de Pedagogia de 2022, André de Oliveira Eliziário, responsável por passar a sua experiência e um pouco do conceito da universidade aos novos alunos.

A aula inaugural foi realizada visando a oportunizar uma troca de experiência e aprendizagem entre os acadêmicos.

“É bacana a gente ver essa iniciativa de vocês e podermos ser parte disso. Se nós quisermos alguma coisa nova, novas oportunidades, temos que nos sacrificar e encarar os novos desafios. Da Prefeitura esperem todo o apoio necessário para auxiliá-los nesta caminhada que vocês terão para que a gente possa continuar fazendo de Piracicaba e de toda região uma referência na oferta de uma educação de qualidade”, pontuou o prefeito Luciano Almeida em diálogo com os alunos.

“O polo de Piracicaba é um dos maiores do nosso estado, contando com aproximadamente 500 alunos regularmente matriculados. Temos um importante trabalho a ser desenvolvido nos próximos meses, junto com o nosso centro de formação, da criação de uma nova estrutura para ser a casa da Univesp em Piracicaba, levando melhores condições para os nossos alunos, como auditórios, laboratórios e bibliotecas. Vamos avançar ainda mais, temos certeza disso”, destacou o secretário de Educação, Bruno Roza.

Ingressaram através do vestibular deste ano no polo da Univesp de Piracicaba 150 alunos para nove cursos.

O vestibular 2023 da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) contou com 592 inscritos. Com 48 inscritos a mais do que no vestibular de 2022, o eixo com a maior concorrência neste ano foi o de Negócios e Produção, com 208 participantes, seguido por Licenciaturas, com 194, e Computação, com 190.

Presencialmente, Piracicaba conta com um polo da universidade, que são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. O Polo de Piracicaba da Univesp fica localizado na rua Dona Idalina, 314, bairro Pauliceia.