SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

.: SME adquire mais de 5.000 exemplares de livros sobre educação étnico-racial e inclusão

9 de maio de 2024 • Ygor Oliveira

A Secretaria de Educação adquiriu 5.245 livros com temáticas étnico-raciais e inclusão que serão distribuídos, a partir de junho, para todas as 125 escolas da rede municipal e para as salas do EJA (Educação de Jovens e Adultos). O objetivo da ação é promover o debate sobre o racismo estrutural e disponibilizar obras com a perspectiva negra, além de apresentar autores negros que contribuem para uma educação antirracista.

A Secretaria de Educação adquiriu 5.245 livros com temáticas étnico-raciais e inclusão que serão distribuídos nas escolas

Foram investidos R$ 171.199,15 em uma variedade de 77 títulos diferentes que abrangem desde a história da África e a cultura negra brasileira e atendem todas as etapas de ensino. Os livros serão utilizados para formação docente e em sala de aula.

A relação de livros a ser disponibilizada traz clássicos e sucessos recentes, como:  Saberes no pé do Tambu, de Antonio Filogenio de Paula Júnior;  Racismo e anti-racismo na educação – Repensando nossa escola’ de Eliane Cavalleiro; Meu crespo é de rainha, de Chris Raschka; O pequeno príncipe preto para pequenos, de Rodrigo França, e Um dia na aldeia: Uma história Mundurucu, de Daniel Munduruku.

São 77 títulos diferentes que abrangem desde a história da África e a cultura negra brasileira e atendem todas as etapas de ensino

O secretário de Educação, Bruno Roza, destaca que as escolas cumprem um papel essencial na formação de uma sociedade sem preconceitos. “É fundamental estimular nossas crianças a crescerem propagando o respeito e a empatia pelo próximo. Tenho dedicado minha atenção a este assunto através de ações que fortaleçam a cultura antirracista em nossa rede. A compra de livros sobre este tema para as salas de leitura das escolas fortalecerá essa cultura.”

Marilda Soares, assessora especial de projetos e professora responsável pela formação continuada em Educação Étnico-Racial da SME, destaca que a aquisição do material integra as demais ações formativas da Pasta para desenvolver a cultura de paz e a educação antirracista com a rede.

Além dos livros, a SME tem adquirido materiais pedagógicos para favorecer os projetos com a temática antirracista nas unidades escolares

MATERIAIS PEDAGÓGICOS – Além dos livros, a SME tem adquirido materiais pedagógicos para favorecer os projetos com a temática antirracista nas unidades escolares, como a compra de 30 mil caixas de lápis de cor e 15 mil caixas de giz de cera de diferentes tons de pele.

‹ voltar