SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

.: Prefeitura de Piracicaba lança o programa Escola em Tempo Integral

25 de abril de 2023 • Ygor Oliveira


O lançamento do ETI foi realizado na Escola Municipal Luiz Cláudio Alves, localizada no Jardim Primavera

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou hoje, 25/04, o programa de Escola em Tempo Integral (ETI Pira), estendendo o atendimento em período integral para alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental. O evento foi realizado na Escola Municipal Luiz Cláudio Alves, localizada no Jardim Primavera, e contou com a presença do prefeito Luciano Almeida; do secretário de educação, Bruno Roza; da coordenadora do ETI, Sueli Alves; da diretora da EM, Vanessa Guarda; do vereador Josef Borges; e representantes dos parceiros do programa.

A escola, inclusive, é uma das seis unidades beneficiadas pelo programa, que atende ainda as Escolas Municipais Fábio de Souza Maria, Francisco de Almeida Kronka, Taufic Dumit, Ilda Jenny Stolf Nogueira e Ada Buzelli Neme. O programa contempla, no momento, aproximadamente 15 turmas.

Nestas seis unidades, os alunos contarão com oficinas nos contraturnos, por meio de parcerias com o Sebrae, Pecege/Esalq/USP, Corpo de Bombeiros, Sicredi e Hyundai, além do auxílio dos professores referência dentro das salas de aula.

“Quando eu resolvi ser prefeito foi para chegar a um dia como hoje. Poder fazer algo que eu sei que realmente vai valer a pena, que vai deixar um legado para as pessoas, especialmente para as crianças. Aliás, essa deveria ser uma das únicas funções de um agente público. Estamos dando um primeiro passo, é uma mudança de paradigma, mas daremos todo o apoio para que esse projeto dê certo, porque é assim que queremos que a cidade cresça e as crianças evoluam. E não vamos parar aqui. Estamos realizando um grande projeto, em todos os sentidos, para garantir a estrutura necessária para a educação”, destacou o prefeito Luciano Almeida.


O prefeito Luciano Almeida destacou que o ETI é um grande projeto, em todos os sentidos, para garantir a estrutura necessária para a educação

A meta da SME é atender cerca de 2.500 alunos em período integral ainda neste ano, convertendo as turmas do 5º ano de 39 unidades escolares de Ensino Fundamental para a modalidade integral. A SME buscará atender 90 classes pelo ETI Pira.

Em seu discurso, o secretário de Educação, Bruno Roza, reforçou as expectativas com o programa. “É uma alegria poder ver esse programa acontecendo, porque é um grande desafio. Seguimos buscando meios, formas, parceiros, toda ajuda para que, efetivamente, a transformação na educação de Piracicaba aconteça. Tem muito investimento acontecendo, escolas sendo reformadas, compra de materiais para os alunos e para os professores, uniformes… E quando podemos vivenciar o êxito, é uma sensação incrível. Estamos na primeira fase de um processo importante e, ao final do ano, queremos concluir 39 escolas em período integral. E há um compromisso da nossa parte para que esse seja um modelo de sucesso”.


O secretário de educação Bruno Roza reforçou as expectativas com o programa, que deve atender cerca de 90 classes até o fim do ano

“Expresso minha sincera gratidão pela colaboração para implementação do programa em Piracicaba. Esse é um marco importante e necessário. Agradeço ao prefeito, secretário, a nossa equipe educacional, que se dedicaram incansavelmente à concepção e implementação do ETI. Agradeço ainda aos nossos parceiros, que compartilham a nossa visão de educação. Todos estamos muito orgulhosos e muito ansiosos para garantir que nossos alunos tenham um futuro brilhante”, celebrou a coordenadora do ETI, Sueli Alves.

Para a diretora da EM Luiz Cláudio Alves, Vanessa Guarda, é preciso ressaltar a importância da escola em tempo integral, a qual se mostra uma excelente alternativa para as crianças. “Ao lado da formação necessária ao pleno desenvolvimento de suas potencialidades, amplia as perspectivas de autorrealização e exercício de uma cidadania autônoma, solidária e competente”.


Participaram do evento prefeito, secretário de educação, coordenadora do ETI, diretora da EM e representantes dos parceiros do programa e da Câmara Municipal

Em nome dos apoiadores, o consultor de negócios do Sebrae, Eduardo Mercadante, ressaltou ainda sobre a relevância da educação. “Sabemos que não é fácil implementar um programa de escola integral. Estamos muito gratos por essa oportunidade. Só teremos um amanhã justo e digno na medida em que as crianças têm oportunidades na vida e acesso à educação”, disse.

“Estamos inaugurando uma nova era que essa gestão tornou realidade. Sabemos das dificuldades de implementar um programa como esses, mas é uma felicidade. Parabenizo o prefeito Luciano Almeida por ter a educação como prioridade”, acrescentou Josef Borges, durante a cerimônia de lançamento do ETI.

MUITO MAIS – Arthur Gaspar da Silva e Helena Araújo Vicente, alunos do 5º ano da EM Luiz Cláudio Alves, aprovaram o programa. “Estou achando muito legal, vai ter mais brincadeira, a gente vai estudar mais. Vai ser muito incrível porque vamos aprender mais”, disse Arthur.

“Vai ser bem legal porque a gente vai poder fazer várias coisas divertidas. E é muito importante porque sem os professores e a escola a gente não vai se formar na faculdade”, afirmou Helena.

Os alunos ainda fizeram uma apresentação artística para celebrar o lançamento do programa ETI Pira.


Helena Vicente e Arthur da Silva, alunos do 5º ano da EM Luiz Cláudio Alves, estão empolgados com o ensino integral

REFERÊNCIAS – A EM Ada Buselli Neme, em Tanquinho, está funcionando como unidade-referência, atendendo todas as turmas (do 1º ao 5º ano) em período integral. A escola Nathalio Zanotta Sabino, que fica no distrito de Ibitiruna, também passará a ser escola referência dentro das próximas etapas do programa ETI Pira.


Alunos da EM Luiz Cláudio Alves celebram lançamento com o prefeito Luciano Almeida

ATENDIMENTO – Para viabilizar o atendimento, em dezembro do ano passado o prefeito Luciano Almeida autorizou a contratação de 105 professores de Ensino Fundamental e 40 orientadores de alunos, por meio do concurso 002/2022.

Os 105 profissionais contratados já vêm atuando como professores referência das turmas, tendo o papel de diagnosticar as necessidades dos estudantes, em conjunto com os profissionais que atuam nas salas regulares, elaborando e desenvolvendo o planejamento das atividades de orientação de estudos, e acompanhando o desenvolvimento das oficinas que serão disponibilizadas pelo ETI. Já os orientadores de alunos trabalham como equipe de apoio nos momentos de entrada, saída e intervalo das crianças nas unidades em que o programa será implementado.

E, além dos profissionais e parcerias, a SME abrirá um edital para contratação de oficineiros que atuem em diversas áreas, o qual será publicado nos próximos dias. Com a finalização deste processo, todas as unidades contempladas com o ETI neste ano de 2023 estarão em plena atividade.

‹ voltar