SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

.: Prédio antigo da Pinacoteca será Centro de Formação para professores

14 de maio de 2024 • Ygor Oliveira

O prédio antigo da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, localizado na rua Moraes Barros, 233, Centro, passa por adequação para receber um Centro de Formação Educacional, com atividades pedagógicas e culturais voltadas aos professores da Rede Municipal de Educação. O anúncio foi feito na última sexta-feira, 10/05, pelo prefeito Luciano Almeida, durante a inauguração da Nova Pinacoteca, que agora está instalada no Armazém14A do Parque do Engenho Central.

O prédio antigo da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra está passando por adequação para receber um Centro de Formação Educacional

“Hoje estamos inaugurando esse espaço novo, mas quero que todos saibam que o prédio antigo já está sendo preparado para receber os professores do nosso município. O espaço será revitalizado e continuará sendo usado para fins educacionais e culturais”, afirmou Almeida.

Desde o mês de abril, o prédio está recebendo reparos para sanar problemas como infiltrações, recebe pintura interna e externa, instalação de sistema para controle de acesso de pessoas, adequação dos equipamentos do sistema de ar-condicionado e de alarmes, jardinagem, entre outros. A previsão é que o local fique pronto ainda no primeiro semestre.

O Centro de Formação Educacional vai contar com recepção, duas salas para formação dos professores, dois anfiteatros, sendo um com capacidade para cerca de 300 pessoas e o outro com 56 lugares, almoxarifado, cozinha, quatro banheiros e varanda externa.

O local conta com dois anfiteatros que estão passando por adequação e serão usados para atividades formativas

O secretário de Educação, Bruno Roza, esteve no local para acompanhar o andamento da reforma e destacou que as características originais do prédio serão mantidas. “O Centro de Formação vai receber atividades que permitirão que os mais de 3.000 professores que temos em nossa rede continuem estudando e se atualizando, e estará aberto também para atividades culturais. É um patrimônio de Piracicaba, um prédio que foi tombado devido a sua importância para a cidade que está sendo reformando, mas com total respeito a sua história, que será preservada.”

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Desde-o-mes-de-abril-o-espaco-esta-recebendo-reparos-que-abrangem-infiltracoes-pintura-interna-e-externa-entre-outros-1024x682.jpg
Desde o mês de abril, o espaço está recebendo reparos que abrangem infiltrações, pintura interna e externa, entre outros

LOCAL APROVADO – As educadoras e formadoras da SME, Daniela Farto, Raquel Bettio e Hérika Machado, visitaram o local na semana passada e demonstraram entusiasmo com as instalações. “Este espaço nos permitirá ampliar nossas possibilidades de formação, proporcionando novas experiências aos professores. Estou certa de que tudo o que ocorrer aqui será refletido no dia a dia das salas de aula, contribuindo para motivar os docentes”, afirmou Hérika.

“Trata-se de um ambiente privilegiado, especialmente projetado para abrigar os programas de formação contínua dos professores. Nossa rede só tem a ganhar com isso”, complementou Daniela.

O secretário de Educação, Bruno Roza, esteve com sua equipe no local para acompanhar o andamento da reforma

‹ voltar