.: Manifesto para criação de universidade federal no Campus Taquaral da Unimep é entregue ao ministro da Educação

13 de abril de 2023 • Ygor Oliveira

Na manhã de hoje, quinta-feira, 13/04, comitiva de Piracicaba, formada por autoridades e ex-professores da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), se reuniram com o ministro da Educação, Camilo Santana, e entregaram manifesto pedindo a instalação de uma universidade federal em Piracicaba, onde ficava o Campus Taquaral da universidade, desativado em janeiro de 2023.

Comitiva esteve em Brasilia e entregou manifesto ao ministro da Educação para instalaçao de universidade federal em Piracicaba

O secretário municipal de Educação, Bruno Roza, representou o prefeito Luciano Almeida no encontro, que teve também a participação da deputada estadual Professora Bebel, da vereadora Rai de Almeida e do ex-professor e ex-vice-reitor da Unimep Ely Eser Barreto César e do professor da universValdemar Sguissardi. A comitiva foi porta-voz de mais de 90 signatários de um manifesto pela expansão e diversificação da educação universitária de Piracicaba e região.

O ministro Camilo Santana, de imediato, determinou a abertura do processo de avaliação e estudos para viabilizar ou um campus de uma universidade federal já constituída ou a criação de uma universidade federal no município. O novo equipamento de ensino superior no Campus Taquaral atenderia a Região Metropolitana de Piracicaba, composta por 24 municípios que somam mais de 1,5 milhão de habitantes.

Secretário Municipal de Educação, Bruno Roza, e o ministro da Educação, Camilo Santana

“Além dos cursos das áreas tecnológicas, a Unimep destacava-se por seus cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de ciências sociais aplicadas, assim como em diferentes áreas das humanidades. Daí que é necessário se iniciar um amplo movimento, envolvendo a sociedade civil e os poderes públicos de Piracicaba e região, que lute pelo preenchimento desse vazio através da expansão e diversificação da educação universitária pública em Piracicaba”, diz trecho do manifesto.

Além do ministro, recepcionaram a comitiva piracicabana o secretário-executivo adjunto, Leonardo Barchini, a diretora do SESU/MEC, Tânia Mara Francisco, o chefe da assessoria de assuntos parlamentares e federativos Leo de Brito e o diretor do DIPES/MEC Alexandre Carvalho Fonseca, que auxiliarão no trabalho e na viabilidade da implementação da universidade em Piracicaba.

ESTRUTURA – Instalado em uma área de 360 mil metros quadrados, o Campus Taquaral da Unimep possui 130 salas de aula, teatro, biblioteca com 384 mil títulos, 50 laboratórios e complexo esportivo – com ginásio de esportes e piscina olímpica, obedecendo layout destinado para equipamentos de ensino e pesquisa.