.: Escolas Municipais de Piracicaba participam da 4ª Semana Municipal do Brincar

23 de maio de 2023 • Ygor Oliveira

Realizada entre os dias 22 e 26/05, 4ª Semana Municipal do Brincar e 6º Jogos Internos das Escolas Municipais de Piracicaba tomam conta das 124 unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental que compõem a Rede Municipal de Educação.

O tema escolhido para a edição deste ano é Os Brincares Indígenas no Cotidiano Escolar, convidando as comunidades escolares a refletirem e desenvolverem atividades sobre o brincar das diversas práticas da cultura corporal de movimento, trazendo diversas atividades da cultura dos povos originários.

Com o tema Os Brincares Indígenas no Cotidiano Escolar as crianças vem tendo contato com artes feitas na cultura dos povos originários.

“A Semana Municipal do Brincar é uma oportunidade para que tanto escolas quanto poder público reforcem a importância do brincar como um direito das crianças. A escola com propostas pedagógicas e o poder público garantindo políticas públicas que viabilizem a efetivação do direito. O envolvimento das famílias em ações integrativas, além de ser mais uma oportunidade de participação no cotidiano das crianças, também reforça a importância do papel do adulto/a na brincadeira da criança no sentido de valorizar e garantir esse direito”, comenta Janete Vieira Luiz Gonçalves, diretora da Escola Municipal do Bairro Santa Rosa – Lygia Amaral Gobbin.

A Semana visa ainda fortalecer as ações já desenvolvidas na Educação Municipal, bem como a efetivação de políticas públicas pela valorização da Primeira Infância, além de incentivar o desenvolvimento do brincar, aliado ao avanço pedagógico e social das crianças.

A Semana visa fortalecer as ações já desenvolvidas, além de incentivar o desenvolvimento do brincar, aliado ao avanço pedagógico e social das crianças.

O brincar na Educação Infantil é um dos principais componentes curriculares e é o que chancela a diretora Janete Gonçalves. “Nossa unidade atende as crianças de 0 a 3 anos. Cotidianamente o brincar perpassa as ações das professoras, o brincar está no centro do planejamento através da organização de espaços que enriquecem a brincadeira das crianças. Não existe um dia e hora marcada no relógio para a concretização do brincar.  Tais ações reconhecem e valorizam o brincar como sendo a atividade principal da criança”, destaca.

Todas as 124 escolas da Rede Municipal de Educação realizam atividades pela Semana Municipal do Brincar

A SEMANA – A 4ª Semana Municipal do Brincar e 6º Jogos Internos das Escolas Municipais é uma semana, inicialmente, proposta pelo Poder Legislativo, de acordo com o Projeto de lei 49/2018. Objetiva-se mobilizar famílias, estreitar os laços entre pais e filhos, estimular o bom relacionamento entre adultos e crianças e melhorar a qualidade de vida.

Os 36 mil alunos da Rede recebem atividades pela Semana Municipal do Brincar.

Nesta edição, a Semana Municipal do Brincar conta com apoio do Sesc Piracicaba e da Aliança pela Infância, que é o órgão que gerencia as atividades da Semana Mundial do Brincar no Brasil e em toda América Latina.

Por defender na sua proposta curricular o brincar como conhecimento específico – principal linguagem da criança – a Rede Municipal de Educação de Piracicaba abraça este Projeto de Lei, junto com os princípios da Semana Mundial do Brincar, contemplando diferentes práticas, experiências e intervenções da cultura corporal de movimento como: a brincadeira, o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e a luta e, expande este diálogo às equipes escolares da Educação Infantil, refinando o olhar para o brincar em diálogo com a corporeidade da criança.

“É com grande satisfação que realizamos as nossas atividades deste ano, com a intenção de ser mais um momento brincante, flexível, reflexivo, de muitas trocas, saudando todos os nossos povos originários brasileiros. Pedimos licença a nossa ancestralidade e, seguimos com responsabilidade nutrindo as nossas sementes, nossas crianças com os conhecimentos que regem a construção da nossa identidade como brasileiros e piracicabanos. Vida longa para Semana Mundial e Municipal do Brincar”, destaca a formadora de Educação Física da SME e organizadora do evento, Priscila Lima.