.: Educação reforça ações de conscientização sobre a dengue nas escolas municipais

19 de abril de 2024 • Ygor Oliveira

A Secretaria Municipal de Educação iniciou essa semana uma ação de conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, nas escolas municipais. Serão entregues folhetos aos mais de 37 mil alunos da Rede Municipal de Educação com um checklist para preenchimento do conteúdo junto aos familiares, visando uma participação ativa de toda a comunidade no combate à doença.

A ideia é que os professores entreguem o checklist recebido para os alunos levarem para casa, instruindo as crianças a cobrarem de seus pais e responsáveis a eliminação de criadouros

O material foi elaborado pela Secretaria de Saúde com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância de ações preventivas. A ideia principal é que os professores mandem o checklist para casa dos alunos, instruindo as crianças a cobrarem de seus pais e responsáveis a eliminação de criadouros.

O checklist cita alguns exemplos do que pode ser considerado criadouro do mosquito e o que deve ser feito ao encontrá-lo, seja em casa, no trabalho ou na escola. A ideia é estimular o olhar clínico da população para assim que perceber a presença de um criadouro, já se mobilizar para eliminá-lo.

Márcio Ermida, Orientador Pedagógico do CCZ e responsável pela educação em saúde, destacou a importância da ação conjunta entre as secretarias de Saúde e Educação. “O checklist é um material que já utilizamos há alguns anos, e sempre contamos com a colaboração da SME, principalmente através do Setor de Saúde do Escolar. O conhecimento pedagógico é fundamental para incutir nas crianças a importância da prevenção ao longo da vida.”

O trabalho de capacitação sobre a dengue para os professores da Rede Municipal está em andamento e segue até maio

Ermida explicou ainda que a ideia surgiu baseada na metodologia de trabalho dos Agentes de Saúde que visitam as casas, realizando orientações referentes aos criadouros encontrados na residência visitada.

Cláudia Parussulo, chefe do Setor de Saúde do Escolar, destacou a importância de o trabalho de conscientização ser desenvolvido com as crianças. “Elas atuam como agentes na comunidade. Além de chamar a atenção dos pais, as crianças também vão ser os fiscais nos locais onde frequentam. É um movimento que elas gostam muito, se sentem valorizadas por participar”, disse.

CAPACITAÇÃO – O trabalho de capacitação sobre a dengue para os professores da Rede Municipal também é uma ação realizada em parceria entre a Secretaria de Educação com a Saúde, que está em andamento e segue até o mês de maio. A ação ocorre dentro do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), e a proposta é promover hábitos preventivos de combate à doença, fazendo com que os educadores sejam multiplicadores para os estudantes.