SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

.: Educação: gestores da Rede Municipal recebem formação em parceria com a Sicredi

16 de fevereiro de 2023 • Ygor Oliveira

A Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Sicredi, realizou mais um encontro de formação para os profissionais da Rede Municipal do programa A União Faz a Vida, no qual gestores das 16 escolas participantes do projeto estiveram presentes em uma oficina ministrada pelos assessores pedagógicos Natália Goldschmidt Guidetti e Henrique Bortolotti.

As formações tiveram início em 2018 na rede de Piracicaba, e após uma parada devido à pandemia, foram retomadas desde o ano passado com a participação de 16 unidades escolares, onde cerca de 360 profissionais receberão as formações. Mais de 3.500 alunos serão impactados pelo projeto.


Participaram da oficina os gestores das 16 unidades que fazem parte do projeto junto com supervisores de ensino. Fotos: Fabio Lisboa/SME

O programa promove a cooperação e a cidadania por meio de práticas que desenvolvem o empreendedorismo, a solidariedade, o diálogo, a Justiça e o respeito à diversidade, contribuindo com o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.

Os encontros estão sendo realizados nos dias e horários do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo – HTPC, na Secretaria Municipal de Educação.


A oficina trabalha a prática cooperativa no desenvolvimento de projetos e tomadas de decisões no desenvolvimento das aprendizagens. Fotos: Fabio Lisboa/SME

Os assessores pedagógicos do programa vêm realizando as formações por meio de ações estratégicas, realizando oficinas formativas com educadores a fim de favorecer a promoção de práticas cooperativas da criação de projetos que viabilizem aprendizagens de atitudes e valores de cooperação e cidadania no ambiente educacional.

Em apoio a esse processo foram distribuídos os materiais pedagógicos Fundamentos Teóricos e Metodológicos e Estruturas e Práticas Formativas aos professores de diretores participantes.

As escolas municipais contempladas com o programa A União Faz a Vida para o ano de 2023 são: Escola Municipal Prof.ª Anna Maria Fontabelli Avansi, Prof.º Antonio Domingos de Camargo, Antonio Rodrigues Domingues, Aparecido Carlos Guzzi, Deolinda Elias Cenedese, Prof.ª Eliana Rodella, Prof.º Doutor Elias Boaventura, Prof.º Haldumont Nobre Ferraz, Prof.º Hélio Casale Padovani, Prof.ª Irene Peron de Oliveira Dorta, Prof.ª Janaina Elaine de Castro, José Francisco Alves, Prof.ª Maria Conceição Polizel Mendes, Prof. Doutor Nélio Ferraz de Arruda, Osvladir Julio e Roberto Damas da Silva.

‹ voltar