.: 600 professores da Rede Municipal participam do lançamento do Google For Education

26 de fevereiro de 2024 • Ygor Oliveira

Cerca de 600 professores e profissionais da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Piracicaba participaram hoje, 26/02, do lançamento da Trilha de Formação em Google Workspace for Education. O evento é realizado em três sessões por dia e segue até dia 29/02, no Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação.

No total, serão dez sessões de lançamento para apresentar as atividades aos 2.100 educadores da rede que serão contemplados nessa fase. Este é o segundo ciclo de formações, que integra o Projeto de Transformação Digital no município.

No total, serão dez sessões de lançamento para apresentar as atividades aos 2.100 professores e profissionais da Educação Infantil da rede

As professoras da Educação Infantil da Escola Municipal Prof.ª Aglaé de Lourdes Piffer Leme, Jéssica Melo e Anita Pereira, acompanharam a formação e destacaram a iniciativa da SME. “Eu gosto muito de tecnologia e utilizo as ferramentas do Google para organização de atividades, pesquisas e planejamento. Ter o Chromebook facilita a rotina e a formação de hoje contribui para que a gente tenha acesso a novas tecnologias que podem auxiliar ainda mais”, destacou Jéssica.

Atuando na rede há seis anos, Anita Pereira ressaltou a necessidade de os professores estarem integrados com o mundo da tecnologia. “As crianças são nativos digitais em uma sociedade cada vez mais tecnológica. É essencial que os professores tenham conhecimento para poder encorajá-los.”

Ao todo, desde o ano passado, já foram capacitados cerca de 1.250 profissionais da rede municipal, além da formação direta oferecida para mais de 50 alunos, através do Programa Aluno Tutor em Tecnologia Google, iniciativa que visa tornar os alunos multiplicadores do uso das tecnologias, para que possam apoiar colegas e professores na adoção de ferramentas Google.

A iniciativa chegou à rede municipal de Piracicaba no ano passado, em parceria com a Colaborativa, empresa parceira do Google. O Google Workspace for Education é um pacote de soluções do Google para a área educacional, que possibilita o uso de metodologias ativas e colaborativas, envolvendo ferramentas de comunicação e colaboração, com segurança digital e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).