SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

EM Joaquim Carlos Alexandrino de Souza participa da Olimpíada Brasileira de Astronomia

19 de maio de 2023 • Ygor Oliveira

Os alunos do 1º ano A, e dos 3° anos B e C da Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, localizada no Jardim Caxambu, realizaram as provas para a 26ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) nesta sexta-feira, dia 19/05.


A prova da OBA foi realizada nessa sexta-feira, 19, em to o Brasil.

A ação foi coordenada pelas professoras Agatha Battonyai Valeriano e Ana Lydia Costa Gouveia, que desenvolvem com seus alunos os projetos para a OBA, visando o desenvolvimento da criatividade das crianças. “É uma oportunidade de as crianças aplicarem o conhecimento que elas trazem de casa e aprendem no dia a dia com os conteúdos que elas aprendem em sala de aula”, destaca.


Os alunos fizeram os lançamentos dos foguetes em um campo de futebol ao lado da escola.

Simultaneamente, no dia 10/05, os alunos fizeram a prova teste da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que integra a OBA, com a construção e o lançamento de foguetes, a partir de uma base e o mais distante possível.

Os foguetes foram construídos por equipes de até três integrantes seguindo as normas da MOBFOG e também foi usado o lançador oficial, o qual foi adquirido pela escola. Já a prova foi realizada de forma presencial na unidade escolar sob supervisão dos professores aplicadores.


As crianças vibraram a cada lançamento.

Ao final, os cerca de 100 alunos receberão um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares. Além disso, serão distribuídas medalhas para os alunos que obtiveram os maiores alcances em seus respectivos níveis.

A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar das competições alunos do 1º do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio, sendo que da MOBFOG também podem participar alunos do ensino superior.

‹ voltar