Volta às aulas na rede municipal

7 de fevereiro de 2012 • André Cruz

Reencontrar os colegas, sejam eles alunos, professores ou funcionários. Contar as aventuras e realizações no afastamento temporário e as novidades para o ano. Elaborar planos e discutir os sonhos, após um bom período de recesso e férias para recarregar as energias. Trocar informações. Esclarecer dúvidas. Reiniciar as atividades com empenho e dedicação. Esse é quadro da volta às aulas na rede municipal.

Uma rede que tem crescido enormemente nos últimos anos. No total dos oito anos do governo Barjas Negri, saímos de 39 unidades que atendiam 6.031 crianças na educação infantil para atingirmos, pelo menos, 78 escolas, que atenderão aproximadamente 16.180 crianças de zero a 5 anos, ao passo que no primeiro ciclo do ensino fundamental (crianças de 6 a 11 anos) saltamos de 19 unidades para 46, que deverão atender em torno de 15,4 mil alunos em 2012.

O número de professores e profissionais da educação, que era de 980 em 2004, atingirá aproximadamente 2.200 em 2012, o que significa ter gerado um grande mercado de trabalho aos jovens que cursaram o Magistério, Normal Superior ou Pedagogia, além da Educação Física. Abriu-se, também, mercado de trabalho para diversos outros funcionários como escriturários, secretários de escola, orientadores de alunos, merendeiras, sem contar os serviços terceirizados de vigias, zeladores, serviços gerais e assim por diante.

Em 2012, com os investimentos iniciados no ano passado, a rede municipal terá 14 novos prédios escolares em funcionamento, sendo sete escolas e um berçário na educação infantil e seis unidades do ensino fundamental. Contratamos 136 novos professores somente para atender a essas escolas. Esses profissionais passaram por um treinamento inicial de duas semanas, com apresentações, palestras e oficinas para que possam desenvolver melhor o seu trabalho em sala de aula, além de entenderem como funciona o setor público municipal. Entregaremos, também, dois novos Centros de Educação Digital, um no bairro Parque dos Eucaliptos e outro no Jardim Gilda, regiões em que as crianças e famílias têm limitado acesso à informática e à internet.

Em resumo, a Secretaria de Educação de Piracicaba disponibilizará, em 2012, 108 unidades escolares com aproximadamente 2.200 profissionais da educação efetivos e cerca de 900 funcionários, totalizando 3.100 servidores (em torno de 45% do total de servidores da Prefeitura). Isso sem considerar os professores substitutos, estagiários e cerca de 900 profissionais terceirizados para a área de segurança, limpeza, etc. Trata-se, portanto, de uma grande corporação, encarregada de cuidar e oferecer educação de qualidade a mais de 31,5 mil crianças de nossa terra, o que constitui uma responsabilidade muito grande com os filhos de nossos cidadãos, pois a educação na faixa etária atendida pelo município (zero a 11 anos) é essencial ao desenvolvimento posterior dessas crianças, seja ele escolar, pessoal, social ou profissional.

Com essa preocupação, o Poder Público municipal tem se empenhado em oferecer, crescentemente, melhores condições materiais de trabalho aos nossos profissionais, e, além disso, valorizado os professores com maiores remunerações e incentivos, nos limites de nossas possibilidades orçamentárias. É claro que sempre é possível e necessário fazer mais na educação, mas avançamos consideravelmente nesses últimos oito anos da gestão Barjas Negri.