Secretário Ferrato e vereador Paulo Henrique fiscalizam obras no bairro Alvorada

25 de janeiro de 2012 • André Cruz

Clique aqui para assistir a matéria completa sobre a visita – crédito: Carlos Eduardo Luccas Castro

* Fotos: Marquinhos Ferreira

emefalvorada23-04d

A Secretaria de Educação segue com o aumento do número de vagas e de escolas na cidade, garantindo sempre que o crescimento da rede municipal esteja associado à oferta de um ensino de qualidade às famílias piracicabanas. Quem tem motivos para comemorar, pois já podem ficar tranquilos, são os moradores do bairro Alvorada e todo o seu entorno (Sol Nascente, Itaberá e Itamaracá) que irão receber, no início de fevereiro, duas novas unidades municipais: uma de Educação Infantil e outra de Ensino Fundamental. Para fiscalizar o andamento dos trabalhos, o secretário municipal de Educação, professor Gabriel Ferrato, acompanhado pelo secretário de Obras, Arthur Ribeiro, e o vereador Paulo Henrique Paranhos Ribeiro, visitou as construções.

Segundo Ferrato, a nova escola de Educação Infantil é a segunda que o município constroi na região e tem capacidade para atender 233 crianças de 0 a 5 anos. “No caso do Ensino Fundamental, a unidade contempla do primeiro ao quinto ano e serão 560 novas vagas a serem preenchidas gradativamente por alunos de 6 a 10 anos”.

emeialvorada23-04a

O vereador Paulo Henrique afirmou estar satisfeito, já que o pedido da população foi atendido pela Administração Municipal. “Hoje, conseguimos ver uma vitória muito grande aos moradores desses bairros, que poderão colocar os filhos em locais de segurança para aprender. O nosso pedido está concretizado e com o que há de melhor – são instalações de primeira linha. Crianças e mães vão gostar”.

Arthur Ribeiro, secretário de Obras, explicou que todos eles contemplam equipamentos de combate a incêndio, acessibilidade para portadores de necessidades especiais, pisos em granilite, bancadas em granito, aquecedor solar nas unidades de Educação Infantil e, para as próximas unidades, que já estão em execução, será instalado equipamento de reuso de água da chuva.

emeialvorada23-04d

Planejamento

Na Educação, o planejamento precisa ser antecipado, afirma Ferrato, considerando que em Piracicaba um novo bairro já nasce com uma escola. “Outro critério para a expansão da rede é analisar o número de inscrições feitas pelas mães que precisam de vaga e, com base nesse dado, construir as escolas”.

De acordo com o secretário, no Alvorada, não havia espaço físico disponível para a instalação de nenhuma das duas escolas. Na área onde foi construída a unidade de Ensino Fundamental havia um campo de areia que teve de ser realocado, “para garantir o lazer da população” e o terreno utilizado na construção da escola de Educação Infantil era particular e foi adquirido pela Prefeitura. “Isso também temos que fazer: comprar terrenos para atender a demanda”, informou Ferrato.

emefalvorada23-04b

Com 1.232,00 m2 de área construída, a nova escola de Ensino Fundamental terá elevador e os seguintes setores:

Térreo

·  Diretoria;

·  Secretaria;

·  Sala de espera e atendimento ao público;

·  Elevador;

·  Depósito para ferramentas;

·  Almoxarifado;

·  Refeitório.

Pavimento superior

·  Salas de aula;

·  Sala de coordenação;

·  Sala para professores;

·  Biblioteca;

·  Sala de informática;

·  Sala de reforço;

·  Sanitário (feminino e masculino) para funcionários;

·  Sanitário (feminino e masculino) para portadores de necessidades especiais;

·  Almoxarifado;

·  Hall para elevador;

·  Lavanderia;

·  Cozinha com despensa.

emefalvorada23-04a

emefalvorada23-04e

emeialvorada23-04b

Em uma área construída de 1.045,40 m2, a estrutura física do prédio da Educação Infantil, que terá aquecedor solar, é a seguinte:

Bloco administrativo

·  Recreio coberto;

·  Sala de professores com sanitário;

·  Sala de espera;

·  Secretaria e diretoria com sanitário;

·  Cozinha com despensa;

·  Lavanderia e almoxarifado com sanitário;

·  Sanitários (feminino e masculino) para o público.

Berçário

·  Sala de Berçário I;

·  Sala de Berçário II;

·  Espaço para banho do Berçário;

·  Lactário;

·  Refeitório;

·  Solário;

·  Área de serviço.

Jardim e Maternal

·  Salas para Jardim I e II;

·  Salas para Maternal I e II;

·  Sala multiuso;

·  Espaço para banho do Jardim;

·  Sanitários (feminino/masculino) para Maternal;

·  Recreio descoberto para Jardim;

·  Recreio descoberto para Maternal.

emefalvorada23-04c

emeialvorada23-04c