VI Conferência Municipal de Educação será realizada amanhã, 25, e sábado, 26/03

24 de março de 2022 • Ygor Oliveira

Abertura será amanhã, 25/03, às 18h, na Secretaria Municipal de Educação, e sábado, 26/03, das 8h às 18h30, em formato online

O Conselho Municipal de Educação, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Diretoria Regional de Ensino, realiza a VI Conferência Municipal de Educação de Piracicaba, amanhã, sexta-feira, 25/03, às 18h, sábado, 26/03, das 8h às 18h30. Com o tema Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso para o Futuro da Educação Brasileira, a conferência terá a abertura realizada no anfiteatro da SME, amanhã, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da SME. Durante o sábado, 26/03, as atividades serão online, apenas com os inscritos.

Na abertura do evento haverá palestra com o presidente da UNCME paulista, professor Milton Herrera. O professor atua na Rede de Proteção do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente desde 2001, com experiência em gestão de diversos conselhos municipais de políticas públicas. Educador, atualmente é presidente do Conselho Municipal de Educação e secretário do Fórum Municipal de Educação, ambos no território de São José do Rio Pardo. Também é membro do Fórum Estadual de Educação do Estado de São Paulo.

OBJETIVO – A realização do evento está de acordo com o PME (Plano Municipal de Educação) que prevê, no mínimo, três conferências até o fim da vigência do Plano em 2026.

A Conferência tem como objetivo geral analisar a execução das metas e notas técnicas do Plano Municipal de Educação de acordo com as diretivas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Ensino Técnico Profissionalizante, Ensino Superior e Gestão Democrático, além de promover o intercâmbio entre a sociedade civil e os profissionais de educação e fornecer contribuições para a elaboração do PME para o decênio subsequente a 2026.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Educação, Nivaldo Guidolin de Lima Filho, a conferência deste ano, que carrega o mesmo tema da IV CONAE/2022, será composta por três eixos: Novo PNE – 2024 – 2034: Avaliação das diretrizes e metas; Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação; e Criação do SNE: Avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.

Serão realizadas discussões sobre as metas dos PME e PNE vigentes, e também sobre políticas públicas voltadas à educação, o que poderá resultar em melhorias ao Município, ao Estado de São Paulo e ao País. Principalmente por se tratar de um momento intersetorial no qual o conhecimento da população e dos profissionais que trabalham diretamente com a realidade das escolas, universidades, órgãos e serviços será fomentado para contribuir significativamente à educação”, comentou Lima.

O secretário municipal de Educação, Bruno Roza, explica que a conferência é parte de uma política educacional que tem dado resultado em Piracicaba. Entre outras potencialidades, a Conferência nos convida a refletir e dialogar sobre as metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação, especialmente no contexto de retomada pós-pandemia, garantindo o pleno e desejado desenvolvimento da Educação pública no Município de Piracicaba”, disse.

Além do secretário e do presidente do Conselho de Educação, participarão da abertura da conferência o prefeito Luciano Almeida, o dirigente regional de ensino, Fábio Negreiros, vereadores e demais convidados.