Solenidade oficializa municipalização da EMEI Ada Dedini Ometto

30 de setembro de 2019 • André Cruz

A Prefeitura de Piracicaba realiza nesta quarta-feira, 02/10, às 16h, a solenidade de municipalização da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Ada Dedini Ometto, na Vila Rezende.

O evento contará com apresentação da Orquestra de Cordas do Projeto Guri, polo Piracicaba, e apresentação musical das crianças do jardim 1. O prefeito Barjas Negri, a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, representantes da Savire (Sociedade Amigos da Vila Rezende) antiga mantenedora da creche, participarão do evento. Também foram convidados vereadores e demais autoridades.

A EMEI Ada Dedini Ometto foi incorporada pela Prefeitura por meio do decreto de municipalização 17.245, de 11 de outubro de 2017 em processo acompanhado pelo vereador Capitão Gomes.

Até então, a escola era administrada pela Savire (Sociedade Amigos da Vila Rezende) e atendia 38 crianças, a maioria com bolsa creche. O objetivo da incorporação foi ampliar a oferta de vagas na educação infantil na região da Vila Rezende.

Atualmente, a escola atende cerca de 170 crianças de 0 a 5 anos nos períodos parcial e integral.

Reforma

Após assumir a creche, a Prefeitura reformou e ampliou a escola. O trabalho foi concluído no segundo semestre do ano passado. A escola ganhou uma nova sala, solário, teve os berçários e refeitório reformados, instalação de ventiladores, além da adequação dos banheiros infantis. O investimento foi de aproximadamente R$ 164 mil.

História

A creche Ada Dedini Ometto foi inaugurada pela Savire no dia 1° de agosto de 1977 na avenida Dr Clemente Ferreira, nº 946. Já a Savire, foi fundada em 26 de novembro de 1958, quando moradores da Vila Rezende formaram uma sociedade para reivindicar soluções junto aos poderes públicos e atender famílias necessitadas com cestas básicas. Percebeu-se, então a necessidade da criação de uma creche para que as mães pudessem trabalhar.

A Prefeitura doou um terreno com área total de 4.480 m², para a construção da sede da entidade. Logo que a doação foi concretizada, foi elaborada uma planta para a construção de áreas de 700 m² – uma delas para a construção da creche.

Ada Dedini

Ada Dedini nasceu em 08 de novembro de 1924. Ela era filha de Mário Dedini e Marianna Corrente. Casou em 1943 com Dovílio Ometto, filho de Pedro Ometto e teve três filhos: Cláudia, Mário e Juliana. Ada faleceu no dia 6 de janeiro de 1974.