Escola na Vila Cristina será denominada nesta sexta

22 de março de 2018 • André Cruz

Unidade é resultado do desmembramento da EM Hide Maluf Júnior, que até 2014 atendia pouco mais de 1.000 alunos

A Escola Municipal de Ensino Fundamental da Vila Cristina será denominada “Professor Francisco Benedicto Libardi” nesta sexta-feira (23). Uma cerimônia para o descerramento da placa será realizada às 16h30 e contará com a presença do prefeito Barjas Negri, da secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, do vereador André Gustavo Bandeira, autor da lei de denominação da unidade escolar, e demais autoridades.

A escola é resultado do desmembramento da Escola Municipal Hide Maluf Júnior, que até 2014 atendia pouco mais de 1.000 alunos nos ensinos infantil e fundamental.

Com o objetivo de continuar prestando ensino de qualidade, a Prefeitura optou por separar as etapas de ensino em duas escolas. O prédio foi então dividido e reformado.

Assim, a escola Hide Maluf Júnior permaneceu com o ensino infantil, para crianças de 0 a 5 anos e atualmente atende 340 crianças nessa faixa etária. Já a escola Professor Francisco Benedicto Libardi passou a oferecer o ensino fundamental, para crianças do primeiro ao quinto ano, de seis a dez anos. Hoje, são 676 alunos nessa escola.

A homenagem ao professor Francisco Benedicto Libardi foi sugerida pelo vereador André Gustavo Bandeira, autor da lei número 8.167 de março de 2015, aprovada pela Câmara de Vereadores.

Homenageado – Francisco Benedicto Libardi nasceu em 4 de outubro de 1928, no município de Saltinho, na época, distrito de Piracicaba. Ministrou aulas de latim, grego, literatura e língua portuguesa. Professor secundário efetivo por concurso da rede pública do Estado de São Paulo, trabalhou nas cidades de São Manuel, Nova Granada, Ibitinga, Santa Bárbara D´Oeste e Piracicaba. Foi eleito vereador em Santa Bárbara D´Oeste em 1963. Em Piracicaba, Libardi foi secretário de Governo na gestão do então prefeito Antônio Carlos de Mendes Thame (1993-1996) e presidente do Fundo Social de Solidariedade, além de atuar na organização da Festa das Nações. Faleceu em 5 de junho de 2013, aos 84 anos.

Foto: Justino Lucente

Escola oferece ensino fundamental para crianças de 6 a 10 anos