SME sedia workshop sobre legislação aplicada à área de arquivo

23 de setembro de 2019 • André Cruz

O Setor de Documentação e Registro da SME (Secretaria Municipal de Educação) realizou no dia 22 de agosto, no anfiteatro da secretaria o 5º workshop com tema Legislação Aplicada à Área de Arquivo.

O evento contou com participação do prefeito Barjas Negri, da secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, da chefe do Setor de Documentação e Registro da SME, Cristina Sassiloto Lopes Ferraz, e foi ministrado pelo coordenador do  Arquivo Público do Estado de São Paulo, Fernando Padula Novaes e pelo diretor técnico do Centro de Assistência aos Municípios, Igor Blumer Marangone, que, a convite do Setor, estiveram na cidade para reafirmar a importância da criação do Arquivo Público Municipal.

“Esse evento é muito importante porque essa não é uma área muito fácil de se falar, fica, normalmente, relegada a segundo plano, mas de grande importância, porque preserva a nossa história, a nossa memória para as próximas gerações. Além de melhorar a gestão pública, dar mais transparência e acesso à informação”, disse.

Para ele, o arquivo é importante, principalmente, quando se trata de gestão pública. “Nenhum documento nasce para ser histórico. Todos os documentos nascem para cumprir uma função administrativa. Eles cumprem sua função primária de documento das atividades inerentes àquela área e, depois eles podem ter um segundo valor, um valor histórico e probatório”, explica.

Fotos: Fernanda Schmidt

A secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, participou do workshop realizado em agosto

O prefeito Barjas Negri prestigiou o evento realizado na Secretaria Municipal de Educação

Diretor técnico do Centro de Assistência aos Municípios, Igor B. Marangone, ao lado da secretária