SME sedia Seminário Regional do Currículo Paulista

19 de outubro de 2018 • André Cruz

A SME (Secretaria Municipal de Educação) sedia de 23 a 26 de outubro o Seminário Regional do Currículo Paulista. O evento reunirá professores, coordenadores, diretores, formadores e supervisores escolares de Piracicaba, Águas de São Pedro, Cerquilho, Charqueada, Rio das Pedras, São Pedro e Santa Maria da Serra, cidades compreendidas pela Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba e, ainda, pelo polo 33 da Undime (União Dos Dirigentes Municipais de Educação). Cerca de 220 pessoas devem participar do evento.

O objetivo do seminário é analisar e discutir a versão 1 do Currículo Paulista da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que é resultado das contribuições enviadas pelas escolas e sociedade. “Além de analisar as competências específicas e construir texto explicativo, consolidando cada competência. Também será proposto melhorias para a progressão de habilidades ao longo da Educação Infantil e Ensino Fundamental da versão 1 do Currículo Paulista”, explicou a coordenadora do comitê organizador do Seminário, Milena Lima.

“O importante é que essa proposta curricular deve ter um núcleo comum para o Estado de São Paulo, assim como para o Brasil. Há um pacto entre a Undime e o conselho dos dirigentes de educação de que todas as regiões das diretorias regionais de ensino se reúnam nas cidades para poder analisar e discutir a versão 1 do currículo. É muito importante também que a gente esteja discutindo o currículo paulista porque ele está dando base para a discussão do currículo da rede municipal de Piracicaba a partir dos pressupostos da BNCC”, explicou a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa.

A abertura do evento será às 13h de terça-feira (23), com palestra da jornalista Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare, idealizadora das competências da Base Nacional Curricular Comum. Ela abordará o tema “A Construção do Currículo à Luz das Competências Gerais”.

O que é a BNCC – É um documento que define o conjunto orgânico e progresso de aprendizagens que todos os alunos devem desenvolver ao longo as etapas e modalidades da Educação Básica. A Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio em todo o Brasil.