SME sedia exposição “Piracicaba em Arte: As Faces da Infância”

16 de agosto de 2018 • André Cruz

Começou na quarta-feira (15), na SME (Secretaria Municipal de Educação), a exposição “Piracicaba em Arte: As Faces da Infância”. A mostra contempla trabalhos desenvolvidos pelas crianças atendidas em 46 escolas de Educação Infantil. Cada uma das escolas participantes enviou um trabalho. No fim do texto, há um link para um vídeo com as obras expostas.

A coordenadora do ensino complementar da SME, Elaine Galani Albaladejo, explicou que a proposta foi apresentada aos diretores das escolas em junho deste ano e visa incentivar o desenvolvimento de trabalhos inerentes a três eventos: Aniversário de Piracicaba, Desfile de Sete de Setembro e Jornada Pedagógica.

“A criatividade é um elemento essencial no contexto da educação e do trabalho. Assim, desafiamos nossas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental a desenvolver uma obra em artes visuais”, explicou.

A partir dessa ideia, os trabalhos tomaram diversas formas de arte: desenho, pintura, papietagem, colagem, escultura, gravura, design, artesanato, fotografia, entre outros que envolvem aspectos e produções das artes visuais.

“Os materiais utilizados mostraram a diversidade, a acessibilidade e a criatividade de cada escola, no quesito de pesquisa e busca para complementar o título de cada obra”, disse Elaine.

A secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, entende que esse tipo de trabalho estimula a criatividade das crianças. “É uma proposta interessante que incentiva as crianças a pensarem em como representar em uma obra os temas pré-definidos e o resultado foi surpreendente”, disse. A secretária cumprimenta a todas as equipes escolares que se dedicaram a esse desafio e o superaram com grande qualidade.
Clique aqui e veja o vídeo com as obras em exposição na SME
As obras podem ser vistas nesta quinta-feira (16) das 8h às 17h e, na sexta-feira (17), das 8h às 13h. A SME fica na rua Cristiano Cleopath, 1.902, bairro dos Alemães.
Fotos: Fernanda Schmidt

Abaixo algumas das obras: