SME sedia encontro da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação

28 de outubro de 2019 • André Cruz

Evento acontece amanhã e quarta, 30/10

A SME (Secretaria Municipal de Educação) sedia nesta terça-feira, 29/10, e quarta-feira, 30/10, o XXIII Encontro Estadual da UNCME/SP (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação). O evento será realizado no anfiteatro da secretaria e terá como tema Conselhos Municipais de Educação: Agentes Normativos e Propositivos na Educação Infantil.

A abertura do evento será às 8h30, com apresentação artística de Christian Felix, educador, cantor, compositor, percussionista corporal, diretor e produtor musical.

Na sequência, haverá solenidade de abertura oficial do evento. Participarão o prefeito Barjas Negri, o presidente da UNCME, Eduardo Cesar da Silva, a secretária municipal de educação, Angela Jorge Corrêa, o vereador Pedro Kawai, representante da Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara de Vereadores de Piracicaba. Houve inscrições de conselheiros de todo o Estado de São Paulo.

O encontro será dedicado à aproximação entre conselheiros municipais de educação e discutirá as particularidades da Educação Infantil com o objetivo de buscar o “aprofundamento e esclarecimento sobre as tarefas dos colegiados na garantia do acesso, permanência e qualidade da escolarização de crianças entre 0 e 5 anos e onze meses nos diferentes municípios”, como consta no programa do evento.

Após a abertura do evento, terá início a programação de palestras e debates do encontro com a palestra “As interlocuções e desafios no processo de construção dos Currículos da Educação Infantil com a Base Nacional Comum Curricular”, com a professora doutora Andrea Patapoff Dal Coleto, pedagoga e doutora em psicologia educacional pela Faculdade de Educação da Unicamp.

No período da tarde, haverá a palestra “A arte e imaginário na Educação Infantil”, com a professora Márcia Lagua de Oliveira, doutora em psicologia clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e mestre em psicologia e educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Na sequência, haverá a palestra “O profissional docente que atua na Educação Infantil”, com o professor Peterson Rigato da Silva, pedagogo e mestre em Educação pela Unicamp e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação na Unesp – Rio Claro.

A última atividade do primeiro dia do evento será com a presidente do Conselho Municipal de Educação de Piracicaba, Viviane Regina Gimenes Cavalcante, que vai compartilhar ações exitosas do Conselho Municipal de Educação de Piracicaba.

Na quarta-feira, de manhã, a diretora do Numape (Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico a Educação Especial), Vanessa Cristina Souza, fará apresentação sobre o trabalho desenvolvido pelo núcleo no atendimento à criança com deficiência na rede municipal de ensino de Piracicaba.

Posteriormente, haverá a palestra “A Educação Infantil como prática da liberdade”, com a professora Ioana Yacalos Spinucci, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo.

Na sequência, o professor Eduardo Silva vai abordar o tema “Infâncias e políticas públicas: demanda reprimida, creche e formas de privatização”. Ele é presidente da UNCME em São Paulo e membro do Fórum Nacional de Educação.

Depois, haverá a palestra com a professora Fernanda Tebexreni Orsati, que abordará o tema “Inclusão, equidade e escola da infância”. Fernanda é pós-doutoranda e professora do curso de pós-graduação em psicopedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisadora associada ao Hussman Institute for Autism, em Baltimore, Estados Unidos.

As atividades do período da manhã serão encerradas com uma mesa de debate com participação dos três palestrantes e mediação da diretoria executiva.

No começo da tarde, o diretor da Escola Municipal Angela Sbrogio Furlan, Julio Cesar Hisatugo, fará apresentação sobre o trabalho que desenvolve na escola desde 2016, com ênfase no cotidiano da educação infantil.

Na sequência, haverá a palestra “Documentação pedagógica e avaliação na Educação Infantil”, com a professora Laís Viajante, mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes.

A última palestra do evento será com a professora Angélica Curvelo Alves, que vai abordar o tema “O desenvolvimento e a aprendizagem na infância, o dilema da pertinência dos processos de letramento e alfabetização e a tarefa normatizadora dos conselhos na garantia da qualidade da Educação Infantil”. A palestrante é doutoranda em psicologia da educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

O evento terá como última atividade a eleição da diretoria para o período 2020 – 2022.