SME realiza, nesta semana, XII Jornada Pedagógica

9 de outubro de 2019 • André Cruz

A SME (Secretaria Municipal de Educação) realiza de 14 a 18 de outubro a XII Jornada Pedagógica, neste ano com o tema “Currículo: o desafio de fazer acontecer”. As palestras serão realizadas no anfiteatro da SME. A Jornada é destinada aos educadores da rede municipal de educação. Até a tarde de terça-feira, 2.250 inscrições já haviam sido confirmadas.

Uma solenidade na segunda-feira, às 19h, com a presença do prefeito Barjas Negri, da secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, e demais convidados marcará a abertura do evento, que contará com  palestra do professor doutor Pedro Demo. Autor de mais de 40 obras e conferencista de renome internacional, Demo é doutor em Sociologia pela Universidade de Saarbrucker (Alemanha) e tem pós doutorado pela UCIA, de Los Angeles (EUA). O palestrante é também técnico de planejamento e pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e professor titular da Universidade de Brasília.

No total, serão oferecidas sete palestras até a quarta-feira nos períodos da manhã, tarde e noite. A quinta-feira será reservada para apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos professores em sala de aula e, na sexta-feira, haverá a entrega do prêmio Educador do Ano.

A Jornada é o momento em que proporcionamos aos nossos professores uma semana de atividades formativas para o aperfeiçoamento profissional, sempre com foco na qualidade da educação que oferecemos em nossas escolas”, disse Aline Ambrosano, coordenadora da Jornada.

Para a secretária municipal de Educação, atividades como a Jornada contribuem para o desenvolvimento da educação no município.

A qualificação do educador é fundamental para o bom desempenho dos nossos alunos. O reflexo da Jornada e das atividades de aperfeiçoamento profissional dos professores, realizadas durante todo o ano, se dá em sala de aula e pode ser constatado por meio dos avanços obtidos pela cidade nos índices que avaliam a qualidade do ensino oferecido nas escolas municipais”, disse.

Pré-jornada

Neste ano, o diferencial da Jornada Pedagógica é a Semana de Formação, realizada nesta semana, denominada Pré-Jornada. Até sexta-feira, serão oferecidas, na sede da SME, 25 oficinas de formação nos períodos da manhã, tarde e noite. Foram realizadas 704 inscrições.

Programação

Além da palestra de abertura, a Jornada Pedagógica contará com outras seis palestras. O professor Ivan Cruz Rodrigues fará duas palestras na terça-feira: às 8h, vai abordar o tema “Por que explorar estratégias de cálculo mental com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental?”, e às 13h30, tratará do tema “A álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a BNCC”. Ivan Cruz é bacharel e licenciado em Matemática pela PUC/SP e mestre em Ensino de Matemática pela PUC/SP.

Ainda na terça-feira, às 19h, o psiquiatra Antonio Moreira Lima Júnior fará a palestra “Os transtornos de desenvolvimento e sua relação com a aprendizagem”. Lima Júnior é formado pela PUC Campinas, com residência médica em psiquiatria na Unicamp.

A palestra “Currículo, documentação pedagógica e o cotidiano”, com a professora doutora Maria Carmem Silveira Barbosa será realizada na quarta-feira em dois horários: às 8h e às 13h30. A palestrante é doutora em educação pela Unicamp e Pós-doutora pela Universitat de Vic, Catalunya (Espanha) (2013). Atualmente é professora titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua como Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação e como Professora Colaboradora no Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Ainda na quarta-feira, mas às 19h, haverá a palestra “O brincar e o desenvolvimento integral da criança”, com o professor doutor Vitor Antonio Cerignoni Coelho. Ele é professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins, doutor em Ciências do Movimento Humano, área de concentração Pedagogia do Movimento pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e pesquisador do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte e Desenvolvimento Motor (GEPEDEM – UFT) e do Núcleo de Pesquisa em Movimento Humano (NUPEM – UNIMEP).