SME realiza I Semana Municipal do Brincar

25 de maio de 2019 • André Cruz

A Secretaria Municipal de Educação dá início nesta segunda-feira (27) à primeira Semana Municipal do Brincar. Atividades serão realizadas nas 135 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de educação de Piracicaba e vão envolver alunos, educadores, funcionários e comunidade. As atividades serão realizadas até sexta-feira (31). O tema da Semana é “Diversidade, o brincar que abraça a diferença”.

A realização das atividades está em consonância com o Projeto de Lei 49/2018, que institui a última semana do mês de maio como a Semana Municipal do Brincar. A Semana é uma iniciativa da Aliança pela Infância, um movimento internacional pelo direito de todas as crianças terem uma infância digna e saudável. Está na sua 10ª edição no Brasil, com aproximadamente 28 núcleos espalhados em todas as regiões do país.

Na programação constam atividades e experiências diversas e livres. “As equipes escolares poderão compor a sua programação da maneira que julgarem mais adequada e salutar para a continuidade das aprendizagens das crianças”, explica Priscila Lima Pedrassani, professora de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação.

Dentre as atividades, também ocorrem os III Jogos Internos das Escolas do ensino fundamental. Uma semana com situações e desafios individuais e coletivos num evento esportivo e brincante em que professores de educação física,  demais professores, gestores, estudantes e a comunidade se juntam para participar, competir e cooperar.

Em alusão à Semana, na quarta-feira (22), foi realizada na EM Maria Conceição Polizel, no bairro Jaraguá, o evento Diálogos do Brincar, com o resgate de brincadeiras antigas. A atividade, desenvolvida em parceria com o Sesc Piracicaba, volta a ser realizada na EM João Perin, no bairro Nova Suíça, neste sábado.

Na próxima sexta-feira (31), haverá a apresentação da peça teatral “Presente feito da gente” com a Balangandança Cia, no Teatro Erotides de Campos, no Engenho. A ação é patrocinada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

A realização da Semana Municipal do Brincar vem sendo desenvolvida ao longo dos últimos meses. Foram realizadas ações de formação com os educadores. Em parceria com o Sesc foi realizada a primeira Parada de Ações Formativas. Também foi realizado o II Seminário de Práticas de Eventos Esportivos Escolares.