SME realiza Conferência Municipal de Educação

7 de junho de 2019 • André Cruz

A SME (Secretaria Municipal de Educação realizou na quinta-feira,06/06, à noite, a abertura da V Conferência Municipal de Educação que trabalha o tema “Monitoramento do Plano Municipal de Educação”.

A palestra de abertura da Conferência foi com a doutora em educação Maria Inês Fini, que abordou o tema “Como estruturar os processos de avaliação para monitorar o PME (Plano Municipal de Educação)”.

“Quando você tem um Plano Municipal de Educação você conjuga todas as forças para que as crianças aprendam mais e melhor, para que os jovens aprendam e tenham um projeto de vida consolidado e possam com ele, por meio da contribuição da escola, atingir um nível de realização e felicidade pessoal e emocional”, disse a palestrante.

A solenidade de abertura contou com participação do prefeito Barjas Negri, da presidente do Conselho Municipal de Educação, Viviane Gimenes Cavalcanti, da secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, do dirigente regional de ensino Fábio Negreiros e do vereador Pedro Kawai.

“Não basta construir o plano, é preciso que ele seja acompanhado, monitorado, revisto e pensado. E fazer esse acompanhamento é a única forma que nós temos de garantir o sucesso das nossas crianças”, disse Negreiros sobre a importância do monitoramento do PME.

“Piracicaba tem uma política pública diferenciada na área de educação que permite que a cidade, hoje, se orgulhe de ter alcançado várias metas do Plano Nacional de Educação, enquanto a maior parte do País está estagnada”, afirmou a secretária Angela Jorge Corrêa.

“A gente tem que agradecer ao trabalho contínuo do município, através do (Poder) Executivo. Na Câmara temos o dever de acompanhar e contribuir para esse crescimento”, avaliou o vereador.

“Quando a gente observa a evolução ao atingir as metas, a gente percebe que isso está atrelado a uma gestão eficaz que pensa em educação de qualidade para o nosso município”, avaliou a presidente do conselho.

O prefeito Barjas Negri afirmou que a rede de educação básica municipal está articulada com a rede estadual e com as escolas técnicas. “Para chegar até aqui teve muita energia, muita transpiração, muito planejamento e os indicadores são bons, mas sempre é possível fazer mais e esse é o desafio. Nós temos o dever de pensar no melhor para os nossos alunos”, disse.

A conferência continuou na sexta-feira com os grupos que analisaram a execução das metas propostas pelo PME em nove eixos: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Ensino Técnico Profissionalizante, Ensino Superior e Gestão Democrática. Além disso, a Conferência tem como objetivo promover o intercâmbio entre a sociedade civil e os profissionais da educação e fornecer contribuições para a elaboração do PME para o decênio subsequente a 2026.

Fotos: Fernanda Schmidt