SME faz reunião de transição entre Educação Infantil e Ensino Fundamental

3 de maio de 2018 • André Cruz

A SME (Secretaria Municipal de Educação) realizou na sexta-feira, 27 de abril, a 1ª reunião para discutir a transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental para elaboração do currículo da rede municipal, à luz  da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Participaram representantes de diretores, supervisores, formadores e as coordenadoras gerais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, além do orientador pedagógico professor Eduardo Francini, da rede particular e a professora Edilaine Ceron, formadora da Oficina Pedagógica da Diretoria Regional de Ensino.

Nesse primeiro encontro, todos indicaram a importância e necessidade do trabalho em rede, pensando que a criança passará por 10 anos de formação integral na rede municipal.

A coordenadora geral do Ensino Fundamental, Salvia Barella, agradeceu a parceria do professor Eduardo em mediar as discussões e indicou que é um marco histórico para o município. A coordenadora geral da Educação Infantil, Sandra Perina, frisou que o currículo deverá ter todas as premissas fundamentadas na humanização, visto se tratar do desenvolvimento integral das crianças.

Durante as discussões, evidenciou-se a necessidade do registro para ambos os segmentos, considerando que o currículo deverá ter uma escrita clara e objetiva para o entendimento de todos.

O professor Eduardo apontou a importância de entender “quais são as expectativas para cada etapa, quais as suas características”, e questões como essas são fundamentais para a definição de um currículo integrador.