SME lança currículo da rede municipal

11 de dezembro de 2019 • André Cruz

A SME (Secretaria Municipal de Educação) realiza nesta quinta-feira, 12/12, às 17h, o lançamento do Currículo da Educação Básica da rede municipal de ensino. A solenidade será realizada no anfiteatro da secretaria, situada à rua Cristiano Cleopath, 1.902, Bairro dos Alemães.

De acordo com a organização do evento, o currículo norteará o trabalho das escolas municipais a partir de 2020. O documento é um marco histórico e contribuirá para a melhoria da qualidade da educação no município.

As bases para elaboração do documento e sua implementação também foram o foco das discussões da XII Jornada Pedagógica de Piracicaba, realizada em outubro.

O prefeito Barjas Negri, a secretária municipal de Educação Angela Jorge Corrêa, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Viviane Cavalcante, entre outros convidados, participarão do evento.

O Currículo atende a proposta da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o Currículo Paulista. Começou a ser elaborado no fim de 2017, mas os trabalhos foram intensificados no decorrer de 2018. A partir de então foram realizadas reuniões com a participação de comissões e subcomissões da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com a finalidade de estudar e analisar a BNCC para a elaboração e escrita do referencial curricular da Rede Municipal.

A secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, destaca a importância da BNCC. “Pela grande oportunidade dada ao País para dar o necessário e imprescindível salto de qualidade da Educação Básica, ao permitir que todas as redes de ensino e escolas, públicas e privadas, discutissem e elaborassem /reelaborassem seus currículos e projetos pedagógicos e os recursos necessários para tanto”, diz em sua carta de apresentação da do currículo.

A elaboração do currículo envolveu dezenas de profissionais. Para o evento desta quinta-feira, são esperadas cerca de 170 pessoas.