SME intensifica uso de vídeo

8 de fevereiro de 2019 • André Cruz

Foto da capa: Fernanda Schmidt

A SME (Secretaria Municipal de Educação) vai intensificar, neste ano, o uso de vídeos para transmitir informações e orientações às escolas da rede municipal de educação básica. Em 2018, a Pasta deu início à essa iniciativa de forma experimental.

Como a proposta foi bem recebida, esse trabalho será desenvolvido neste ano com mais frequência.

O primeiro vídeo gravado em 2019 foi com a diretora do Numape (Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico à Educação Especial), Vanessa Souto. O material consiste na apresentação do Núcleo, adaptação das crianças e principais procedimentos para o início do ano letivo. O vídeo poderá ser visto no site da secretaria – www.educacao.piracicaba.sp.gov.br.

Para a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, a iniciativa é importante porque facilita o acesso dos educadores aos serviços que a rede municipal de ensino oferece. “Essa é uma iniciativa importante que vai auxiliar os educadores. Temos cerca de 2.700 professores atuando na rede e o uso de vídeo agiliza a promoção dos programas e projetos existentes na nossa rede de educação básica”, disse.

1º vídeo

NUMAPE – ORIENTAÇÕES PARA O INÍCIO DO ANO LETIVO

Na última sexta-feira, 1º de fevereiro, a diretora do Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico à Educação Especial, Vanessa Souto, com o objetivo de esclarecer a respeito das principais demandas existentes nas unidades da rede municipal, utilizou do recurso de vídeo para garantir que todos os profissionais da educação recebam exatamente as mesmas orientações e explicações. Dessa forma, inconsistências não ocorrerão, desaparecendo assim qualquer tipo de incoerência.

Vanessa discorre no vídeo sobre os seguintes aspectos: O que é o Núcleo de Educação Especial – NUMAPE; Qual é o trabalho realizado; Como as crianças podem ser encaminhadas ao NUMAPE; Adaptação dos alunos com deficiência nos primeiros dias de aula e; Papel do professor auxiliar.

Confira na sessão vídeos ou clicando abaixo, os apontamentos aprofundados. Para assistir ao vídeo, orientamos que utilizem a caixa de som.