.: SME estende formação da Poliedro para professores que atuam com crianças de 0 a 3 anos

19 de abril de 2023 • Ygor Oliveira

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), vai ampliar a formação sobre o novo sistema de ensino integrado da Rede Municipal, o Poliedro, para mais 1.313 docentes que atuam com crianças de 0 a 3 anos da Educação Infantil. A ampliação atende ao pedido dos profissionais. Ao fim do processo de formação, serão capacitados mais de 3.000 profissionais que atuam na Rede, na educação infantil e fundamental.

A inclusão do sistema Poliedro, o mesmo utilizado em escolas particulares, na Educação de Piracicaba contempla as necessidades de aprendizagem de cada turma e as habilidades presentes tanto no currículo municipal, quanto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de contar com materiais e ferramentas de subsídio e auxílio para professores prepararem os conteúdos programáticos a serem trabalhados dentro das salas de aula.

A SME ofertará para mais 1313 docentes da Educação Infantil a formação sobre o novo sistema de ensino integrado, o Poliedro. Foto: Fábio Lisboa/ SME

“É visível que a nossa Rede Municipal de Educação tem aceitado da melhor forma a inclusão do sistema de ensino e querendo entender, saber e aplicar dentro das salas de aula. Vale lembrar que esse é um material pedagógico, de suporte e qualidade, mas que não limita que os professores tragam para discussões e práticas com os alunos outros temas e conteúdos que somem à prática”, pontua o secretário Bruno Roza, que complementa. “Com o apoio do material adotado, cada professor pode e deve utilizá-lo para balizar o planejamento de aulas a ser executado com as crianças”.

A PRÁTICA – Para a coordenadora da EM. Alberto Thomazi, localizado no bairro Parque São Jorge, Patrícia Fernanda da Silva, aliado aos demais investimentos que a SME vem realizando, como a aquisição dos laptops educacionais aos professores, os materiais didáticos auxiliarão no crescimento da qualidade da educação no longo prazo. “Esse novo sistema está trazendo muitas ferramentas para que a gente possa colocar em prática, abrindo novos olhares. Todos temos muito a ganhar com este novo sistema”, destaca.

O material contempla as necessidades de aprendizagem de cada turma e as habilidades presentes tanto no currículo municipal, quanto na BNCC. Foto: Fábio Lisboa/ SME

“A expectativa está bem grande e estou bastante empolgada de trabalhar com esse material em sala de aula. Vou dar o meu melhor para conseguir abranger tudo aquilo que a Rede espera de nós, professores, e melhorar ainda mais a nossa educação”, pontua Patrícia Penteado Alves, professora do 1º ano da Escola Municipal Professor Alberto Thomazi.

SISTEMA UNIFICADO – A adoção de um sistema de ensino unificado era uma demanda de grande parte da Educação Municipal, conforme encontros do Escuta da Rede, realizadas em meados de 2022, entre o secretário Bruno Roza e colegiado dos professores. Nos encontros, os docentes alertaram sobre um número excessivo de materiais disponíveis para serem trabalhados nas salas de aula.

A coodenadora e a professora da EM. Alberto Thomazi, Patrícia Silva e Patrícia Alves (centro) durante as formações do dia 03 de abril. Foto: Fábio Lisboa/ SME

Outro fator que levou a adoção de um sistema de ensino foi a mudança recente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei 9.394, de 1996), dada pela Lei n° 14.707/22, que incluiu a alfabetização plena e a capacitação gradual para leitura ao longo da Educação Básica como requisitos indispensáveis para a efetivação dos direitos e objetivos de aprendizagem e para o desenvolvimento dos indivíduos, corroborando com a adoção do sistema de ensino.

“Nossa Rede é pulsante e viva e o sistema de ensino vem para somar com essa realidade. Ofertaremos o mesmo sistema presente nas melhores escolas particulares do município e da região. Os estudantes da Rede Municipal devem ter acesso sempre ao melhor. Com a nossa equipe de servidores, alinhados com os investimentos, vamos conseguir avançar, ainda mais, na qualidade da Educação da nossa cidade”, finaliza Roza.