SME encerra oficinas de stop motion em parceria com a Fundação Telefônica e o Instituto Crescer

4 de julho de 2016 • André Cruz

Em parceria com a Fundação Telefônica e o Instituto Crescer, a Divisão de Informática da Secretaria Municipal de Educação (SME) encerrou na semana passada as oficinas de stop motion oferecidas aos professores, diretores e funcionários da Pasta. Foram formadas duas turmas com 20 participantes cada, com carga horária de 8 horas em dois encontros. As oficinas foram ministradas por Renata Salomé, do Instituto Crescer.

Stop motion é uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. Estas fotografias são chamadas de quadros e, normalmente, são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar, o que dá a ideia de movimento.

Durante as oficinas, os participantes vivenciaram todas as etapas de uma produção de vídeo de animação em stop motion, desde a criação do roteiro, storyboard, confecção de personagens com massa de modelar, confecção de cenários, captação de imagem e edição. Os profissionais de educação poderão usar as técnicas em sala de aula com os alunos em diversas ocasiões. Todos os participantes receberam certificado.

Fotos: Bruna Antoniali

_SME0664_Custom

No semestre que vem, a mesma parceria renderá oficinas de HQ digital. Serão disponibilizadas 40 vagas distribuídas em duas turmas.

_SME0422_Custom

_SME0658_Custom