SME e Instituto Formar firmam parceria e alunos fazem curso de informática

30 de março de 2017 • André Cruz

Parceria beneficiará 100 alunos de 16 anos de idade

A necessidade de qualificar e preparar ainda mais o jovem para ingressar no mercado de trabalho e obter uma posição de destaque diante das exigências das empresas, resultou na parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Instituto Formar de Piracicaba. Cem alunos do Instituto com 16 anos de idade e que ainda não trabalham como “menor aprendiz”, iniciaram o curso de informática oferecido gratuitamente nos Centros de Educação Digital da SME. Os alunos foram divididos em turmas e farão o curso às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h.

Dos 15 CEDs existentes que fornecem cursos à população, sete foram disponibilizados também aos alunos do Instituto Formar. Segundo Ariane Zem, psicóloga do Formar, a informática é uma prática muito importante de aprendizagem e um requisito imprescindível utilizado nas tarefas do dia a dia e exigido pelas empresas. “Nós já sabíamos que o serviço era fornecido pelo município, falamos com o setor de informática da Educação, apresentamos a proposta e firmamos a parceria”, disse. “A maioria dos alunos nunca tiveram contato com informática”, acrescenta.

É o caso, por exemplo, dos alunos que farão o curso no CED do Jardim Alvorada, Robert Vieira, Bruna Rios e Vitoria Ferraz. Os três ingressaram no Instituto Formar há pouco mais de um mês e pela primeira vez farão um curso de informática.

Foto: Fernanda Schmidt

_SME9277_Custom

Bruna Rios, Vitoria Ferraz e Robert Vieira do Instituto Formar

Os três colegas que passaram por algumas entrevistas de emprego este ano, revelaram que em todas elas a experiência em informática foi exigida. “Até então, eu sabia o básico do básico mesmo. Estamos aprendendo sobre os programas que por conta não iríamos aprender”, confessa Bruna.

Na semana passada, eles receberam a notícia de que haviam passado em umas das entrevistas de emprego realizadas e serão chamados no próximo mês. “As empresas cobram o curso e o excel, por exemplo, é bastante usado nos setores de recursos humanos e contabilidade. Agora, vamos usar essas ferramentas todas. ”, disse Robert.

A chefe de Divisão de Informática e Tecnologias Educacionais, Sandra Leite, defende a ideia de que além de ler e escrever, é preciso saber informática. “Saber utilizar o computador tornou-se um pré-requisito essencial para estudar, conseguir um emprego, pesquisar. Estamos felizes por contribuir para o enriquecimento profissional destes jovens”, afirma.

_SME9275_Custom

A chefe da informática Sandra Leite entre Ariane Zem, e a Vanusa Raimundo do Instituto Formar

_SME9289_Custom

_SME9301_Custom