SME define cronograma para planejamento da previsão de retomada gradativa das aulas presenciais

14 de julho de 2020 • André Cruz

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, na tarde desta segunda-feira, 13/07, uma videoconferência com diretoras, professores e demais profissionais da Pasta para apresentação do cronograma inicial de trabalhos para o eventual retorno às aulas presenciais na rede municipal em setembro. De acordo com o cronograma prévio do Governo do Estado, as aulas deverão ser retomadas gradativamente no dia 8 de setembro, desde que todas as regiões do Estado permaneçam, ininterruptamente, na fase amarela dentro do Plano São Paulo de retomada nos 28 dias anteriores ao dia 4 de setembro.

Secretária Municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, em videoconferência com educadores

De acordo com o plano estadual, o retorno deverá ocorrer em três etapas. A primeira será com até 35% dos alunos, a segunda com 70% e a terceira com 100% dos alunos.

A reunião foi comandada pela secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa.

De acordo com o planejamento desenvolvido pela SME foram formadas comissões na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, coordenadas por uma comissão central, para acompanhamento dos procedimentos a serem adotados para a retomada gradativa das aulas.

A retomada deverá obedecer a protocolos de acolhimento, sanitários e pedagógicos, que preveem ações que devem ser adotadas com crianças, pais e comunidade, funcionários, professores e gestores.

Conforme o cronograma apresentado durante a reunião, de 14 a 23 de julho, as subcomissões de acolhimento e protocolos sanitários se dedicarão ao estudo e escrita da primeira versão dos protocolos. As subcomissões de protocolos pedagógicos terão até 31 de julho para desenvolver seus trabalhos. Esses materiais deverão ser entregues para a Comissão Central, que terá até 06 de agosto para leitura e análise das propostas. O texto final deve ser elaborado entre os dias 3 e 5 de agosto e, no dia 6 de agosto, o documento deve ser enviado para as escolas.

No período de 10 a 25 de agosto, deverão ser organizadas as comissões para elaboração do plano de ação pelas escolas e, no dia 26 de agosto, as escolas deverão encaminhar os planos de ação para a Comissão Central/SME.

Entre outras ações, a Secretaria Municipal de Educação vai disponibilizar para todas as escolas tapetes sanitizantes e termômetros. Os tapetes deverão ser instalados na entrada de cada uma das escolas e todos os alunos, professores e funcionários terão a temperatura aferida na entrada. Também está sendo adquirido álcool em gel, máscaras e fitas adesivas para sinalização de distância entre as pessoas nas escolas.