SME apresenta currículo municipal para Conselho de Educação

10 de setembro de 2019 • André Cruz

A SME (Secretaria Municipal de Educação) realizou nos dias 4 e 5 de setembro o Seminário Interno do Currículo. O evento teve a finalidade de apresentar ao CME (Conselho Municipal de Educação) os trabalhos realizados pelas comissões e subcomissões criadas para a elaboração do Currículo da Rede Municipal.

O Currículo foi elaborado a partir das propostas analisadas ao longo de 2017 e 2018. O documento norteará a Educação Infantil e o Ensino Fundamental em Piracicaba a partir de 2020. Tem por base o Currículo Paulista e as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) / MEC.

O Currículo, que terá cerca de 500 páginas, será encaminhado para o Conselho Municipal de Educação, que o analisará e, posteriormente, será homologado.

“Eu vejo como um marco na educação, tanto no infantil como no fundamental. Nós fazemos referência ao currículo paulista, mas esse (currículo) foi elaborado especificamente para Piracicaba”, disse a coordenadora da Educação Infantil, Sandra Perina.

De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental, Salvia Medina, a construção do currículo da Rede Municipal demandou estudo, reflexão, dedicação e profissionalismo. “Foi um processo coletivo, democrático e desafiador. Porém a expectativa, com sua implantação é de que os alunos das escolas municipais de Piracicaba se desenvolvam em sua integralidade, na crescente autonomia para tomar decisões e agir no mundo como sujeitos da sua própria história.”

Para a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, a elaboração do currículo municipal representa mais um desafio vencido pela equipe gestora da SME, de forma democrática. “Esse currículo foi construído por educadores que, com muita dedicação, passaram todo os anos de 2017 e 2018 estudando propostas que contemplassem a BNCC e o Currículo Paulista, sem abrir mão das particularidades da cidade. Por esse motivo ele se torna mais importante, justamente porque pretende atender de forma plena as crianças da rede, desde a primeira infância”.

Fotos: Bruna Antoniali

1º dia