Objetivo é capacitar 600 profissionais para agir no caso de engasgo e parada cardíaca de crianças e adultos
O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), da Prefeitura de Piracicaba, em parceria com a Faculdade Anhanguera, realizou nesta segunda-feira (14), no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação (SME), o treinamento prático dos professores de educação infantil da rede municipal de ensino em situações de engasgo e parada cardíaca.
O objetivo do treinamento é capacitar os professores para atuarem de forma segura diante de uma situação de emergência. “Saber acionar o socorro, avaliar e prestar atendimento à vítima de forma rápida, principalmente se a escola está localizada longe dos serviços de emergência (SAMU, Corpo de Bombeiros) é de extrema importância”, afirma o enfermeiro do SESMT e coordenador do projeto Éderson Silva, que atua na SME. Segundo Silva, a falta de conhecimento pode acarretar problemas como insegurança, pânico e manipulação incorreta da vítima.
Os treinamentos são realizados pela professora e enfermeira Eliana Paião Marinho, especialista em urgência e emergência pela Sociedade Brasileira Israelita Albert Eisntein, que de forma voluntária se comprometeu a realizar a capacitação dos professores, junto aos enfermeiros do último ano do curso de enfermagem da Faculdade Anhanguera de Piracicaba.
São utilizados quatro manequins de bebês para treinamento de RCP (Baby Anne) e quatro torsos adultos para reanimação cardiopulmonar, adquiridos pela SME com um investimento de R$ 5.369,00, para a capacitação dos professores e para garantir a segurança das crianças.
Fotos: Fernanda Schmidt
Professoras fazem parada cardiorespiratória em manequins adultos
NÚMEROS – Em novembro de 2015 foram capacitadas 300 professoras para atuar em situações de engasgo e parada cardíaca em adulto e criança. Nessa primeira fase foram convocadas as escolas de educação infantil, que se encontram em áreas mais afastadas, como zona rural, e bairros distantes da região central, entendendo o fato de que o socorro médico pode demorar mais tempo para se deslocar em caso de emergência na escola.
Contudo, nessa segunda fase de treinamentos, estão convocados os professores de educação infantil e ensino fundamental, totalizando 56 unidades de ensino do município. Com essa segunda etapa, o SESMT da SME pretende capacitar 600 professores.
No fim dos treinamentos do primeiro semestre de 2016, a Secretaria Municipal de Educação contará com 70% das suas unidades com um profissional capaz de agir em situações de engasgo e parada cardíaca na criança e no adulto. A meta é atingir 100% delas até dezembro de 2016.
Enfermeira faz demonstração em caso de engasgamento do bebê
Professora coloca em prática o procedimento
Procedimento de engasgo em pessoa adulta
Quando o bebê sofre uma parada cardiorespiratória