A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início hoje, segunda-feira, 03/04, à formação e capacitação de servidores do ensino infantil e fundamental para a implantação do novo sistema de ensino integrado na Rede Municipal de Educação, o Poliedro, o mesmo utilizado em escolas particulares. Ao todo, serão capacitados 3.000 servidores em ação no anfiteatro Hamilton Fernando Torrezan, na sede da SME.
A primeira etapa – que segue até quarta-feira, 05/04 – contempla cerca de 700 professores de Ensino Fundamental, educação física, coordenadores e vinculados ao Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico de Educação Especial (Numape). A partir de quinta-feira, dia 06/04, o processo será iniciado com profissionais da Educação Infantil, com a capacitação de diretores, e nos dias 17,18 e 19/04 com as equipes escolares.
Capacitações aos profissionais de Ensino Fundamental, Educação Física e do Numape seguem até na quarta-feira, da 05 de abril.
O novo sistema de ensino segue as necessidades de aprendizagem de cada turma e as habilidades presentes no currículo municipal, além de contar com materiais e ferramentas de subsídio e auxílio para professores prepararem os conteúdos programáticos a serem trabalhados dentro das salas de aula da Rede Municipal de Educação.
A coodenadora e a professora da EM. Alberto Thomazi, Patrícia Silva e Patrícia Alves (centro) fazem parte dos 700 servidores que participarão das formações.
“A expectativa está bem grande e estou bastante empolgada de trabalhar com esse material em sala de aula. Vou dar o meu melhor para conseguir abranger tudo aquilo que a Rede espera de nós enquanto professores e melhorar ainda mais a nossa educação”, pontua Patrícia Penteado Alves, professora do 1º ano da Escola Municipal Professor Alberto Thomazi, localizada no bairro Parque São Jorge.
Para a coordenadora da EM Alberto Thomazi, Patrícia Fernanda da Silva, aliados aos demais investimentos que a SME vem realizando, como a aquisição dos laptops educacionais aos professores, os materiais didáticos auxiliarão no aumento da qualidade da educação. “Esse novo sistema traz muitas ferramentas para a gente colocar em prática, abrindo novos olhares. Todos temos muito a ganhar com este novo sistema que, somado à bagagem de nossa escola e aos investimentos, fará a Rede avançar”, destaca.
A Poliedro foi a vencedora do Pregão Eletrônico nº 570 de 2022, realizado pela Prefeitura para a contratação do sistema, por meio das secretarias municipais de Educação e de Administração.
ENTREGA DO MATERIAL – A Rede Municipal de Educação já recebe o material didático do novo sistema de ensino integrado Poliedro desde o dia 22/03. Serão impactados mais de 26 mil alunos de 4 e 5 anos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, bem como professores da Rede. As equipes recebem material impresso e digital, contando com assessoria pedagógica, portal e plataforma educacional e sistema de avaliação de aprendizagem dos alunos da Poliedro. As entregas serão finalizadas neste mês.
A Poliedro foi a vencedora do Pregão Eletrônico nº 570/2022, realizado pela Prefeitura para a contratação do sistema, por meio das secretarias municipais de Educação e de Administração. O investimento na implementação do novo sistema de ensino foi de R$ 11,2 milhões.
O secretário Bruno Roza comemora o início da formação das equipes. “O novo sistema de ensino garantirá que os alunos da Rede Municipal tenham acesso a um material didático unificado e, consequentemente, às mesmas oportunidades e recursos, assegurando um universo de novas possibilidades. Com a nossa equipe finalizando as formações e as escolas recebendo o material, ainda em abril, a Rede já contará com o Poliedro dentro de nossas salas de aula”, finaliza.