Secretaria Municipal de Educação encerra formação para gestores

4 de maio de 2016 • André Cruz

Formação para as novas diretoras ocorreu em cinco encontros com divisão de turmas

Foto: Fernanda Schmidt

_SME7253

A Secretaria Municipal de Educação (SME) encerrou na última sexta-feira a formação para gestores, que contou com a participação das novas diretoras das escolas municipais. A formação atualizou informações, sanou dúvidas e contribuiu com a qualificação dos profissionais, apresentando novidades sobre serviços e programas disponíveis para as escolas.
O conteúdo dos encontros incluiu palestras sobre convênio/financeiro, mobiliário, apoio escolar, NAA (Núcleo de Apoio Administrativo), saúde do escolar, manutenção escolar, terceirização, informática e merenda escolar. O Departamento de Planejamento e Numape (Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico de Educação Especial) se reuniram com as gestoras em momentos distintos, já que são setores amplos e que trabalham com temas bastante específicos.
Todo ano a SME realiza a formação de gestores na própria sede. Este ano, as 117 diretoras foram divididas em cinco turmas para melhor aproveitamento. A formação teve início dia 06/04 e os encontros tiveram duração de duas horas e meia por dia, uma vez por semana.
No encerramento, as gestoras receberam as orientações da coordenadora do Setor de Saúde do Escolar, Sueli Araújo, que abordou os procedimentos normativos aplicáveis ao Ensino Fundamental, como por exemplo: o protocolo de atendimento às emergências com alunos da rede. Neste caso, a escola deve entrar em contato com os pais ou responsável, contatar o 192 – Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) – e o próprio setor de Saúde do Escolar. Atestados médicos também esteve em pauta.