Secretaria de Educação sedia Seminário do Currículo Paulista

24 de outubro de 2018 • André Cruz

A SME (Secretaria Municipal de Educação) sedia até sexta-feira, 26, o Seminário Regional do Currículo Paulista. O evento, que começou na terça-feira, reúne cerca de 220 educadores de Piracicaba, Águas de São Pedro, Cerquilho, Charqueada, Rio das Pedras, São Pedro e Santa Maria da Serra, cidades compreendidas pela Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba e, ainda, pelo polo 33 da Undime (União Dos Dirigentes Municipais de Educação). A abertura teve palestra com a jornalista Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare, idealizadora das competências da Base Nacional Curricular Comum. Ela abordou o tema “A Construção do Currículo à Luz das Competências Gerais”.
O seminário tem como objetivo discutir a versão 1 do Currículo Paulista da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). “O que vocês vão ver durante esses dias aqui é que tem um pouquinho de cada município. É muito importante esse momento de estudo”, disse a coordenadora da comissão organizadora do Seminário, Milena Lima.
A secretária municipal de Educação de São Pedro e coordenadora do polo 33 da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) Clélia Rivero destacou a importância do evento. “Nós educadores estamos fazendo história e esperamos fazer uma história bonita, a nossa educação merece. E é por isso que não estamos medindo esforços. Essa é uma semana de estudo e dedicação, mas é uma semana de alegria”, afirmou.
De acordo com o dirigente regional de Ensino, Fábio Negreiros, a construção do currículo paulista é um desafio. “O desafio agora é, com base no currículo construído a partir da BNCC que, no caso da rede estadual foi uma reconstrução, teremos, com certeza uma educação de melhor qualidade, que atenda a necessidade de um jovem em permanente transformação”, afirmou.
“Talvez seja a primeira vez que a gente tem a oportunidade de participar da construção do currículo. É a oportunidade que o Brasil tem de trabalhar na direção de reduzir a enorme desigualdade que existe, não só social, mas também educacional”, afirmou a secretária Angela Jorge Corrêa.
O prefeito Barjas Negri destacou a importância de cada participante na construção do currículo. “É importante que cada um aqui apresente sugestões e críticas. Nós estamos em 2018 e temos que apontar para um resultado positivo em 2028. Em educação não tem nada que é da noite para o dia. Nós estamos trabalhando para uma geração”, disse. O Seminário Regional do Currículo Paulista será realizado até sexta-feira na SME (Secretaria Municipal de Educação).

Fotos: Bruna Antoniali