.: Secretaria de Educação elabora documento com orientações de segurança para escolas municipais

6 de abril de 2023 • Ygor Oliveira

A Secretaria Municipal de Educação (SME) elaborou documento com orientações de segurança com medidas emergenciais, mudanças de rotina e novos procedimentos para evitar e inibir possíveis atos de violência contra equipes, comunidade e alunos das escolas municipais de Piracicaba.

A principal medida adotada está na limitação da circulação de pessoas e controle de acesso às unidades. Conforme o documento orientador, será permitida a entrada de somente um responsável por criança durante os horários de entrada e saída de alunos. Além disso, as unidades farão crachás de identificação de visitantes, os quais deverão ser entregues para cada pessoa que tiver o acesso concedido ao interior da escola, sejam eles fornecedores, estagiários, prestadores de serviços e servidores dos setores ligados à SME.

Reunião de emergência foi realizada na quarta-feira, dia 05, para definir diretrizes e ações a curto prazo.

Outras medidas também foram adotadas, como a obrigatoriedade dos portões de acesso às escolas se manterem fechados, a disponibilidade das chaves das portas de salas de aula e outros espaços, em local de fácil acesso de adultos que, em situação de emergência, possam utilizá-las rapidamente. Outra ação proposta pela SME é a fixação de cartazes com os números de emergência da Guarda Civil, Polícia Militar, Samu e Corpo de Bombeiros em espaços administrativos das escolas.

Além disso, as forças de segurança reforçaram que estarão alertas e farão rondas intensivas nas unidades municipais e estaduais de Piracicaba.

O documento é resultado da reunião de emergência convocada pelo secretário da Educação, Bruno Roza, realizada ontem, quarta-feira, 05/04, com gestores, supervisores e coordenadores da educação e representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil.

Os novos procedimentos foram instituidos para inibir possíveis atos de violência contra equipes, comunidades e alunos das escolas municipais de Piracicaba.

O planejamento das ações pela Educação Municipal teve início ainda antes, na quinta-feira, 30/03, com a realização de encontro com representantes da Prefeitura – das secretarias municipais de Educação e Saúde e Guarda Civil -, da Diretoria de Ensino Região de Piracicaba, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Poder Legislativo. Os recentes episódios de violência noticiados em escolas do Estado de São Paulo e no Sul do país anteciparam os atos planejados para a promoção da segurança e integridade das comunidades escolares em Piracicaba.

CAMPANHA – Outra ação que a SME desenvolverá em breve é uma grande campanha de mídia, utilizando as redes sociais, veículos de imprensa, comunidades escolares e sociedade civil para a divulgação de cartilhas com orientações de segurança, bem como sobre o uso da comunicação não violenta nos ambientes das escolas a fim de prevenir, principalmente, a ocorrência do bullying.

A SME também estuda e execução de outras medidas que envolvem adequações e melhorias na estrutura física das unidades e/ou contratação de serviços, no entanto demandam da realização de processos licitatórios e aquisições, os quais serão executados a médio prazo.

“Essas ações são mais que necessárias. Não estamos medindo esforços para que a sensação de segurança seja reestabelecida em nossos ambientes, contando com apoio das corporações da PM, GCM e Corpo de Bombeiros”, pontua o secretário Bruno Roza.