Retorno das aulas presenciais na próxima semana para toda a Rede Municipal de Ensino

30 de julho de 2021 • Ygor Oliveira

Após semana de preparação, as escolas estão prontas para receber os alunos

Todas as 124 escolas da Rede Municipal de Ensino de Piracicaba retomam as aulas presenciais na próxima segunda-feira, 02/08, seguindo os protocolos de segurança do Plano São Paulo de combate ao coronavírus, com uso de máscara para todos os alunos e profissionais, álcool gel e mantendo o distanciamento social entre os alunos.

O recesso de meio de ano terminou no dia 23/07, e essa semana foi de preparação nas escolas para receber os alunos presencialmente no dia 02/08, próxima segunda feira. As escolas estão preparadas com totens de álcool gel nas entradas, junto com tapetes sanitizantes para descontaminação dos alunos. Todas as salas de aulas possuem álcool gel e terão distanciamento mínimo de um metro entre as crianças.

Retorno às aulas presenciais acontecerá na segunda-feira, 2 de agosto

Durante a semana os alunos tiveram aulas remotas e fizeram as atividades impressas que foram entregues aos familiares dos alunos durante a reunião de pais.

Durante a reunião as famílias dos 36.321 alunos da Rede Municipal foram consultadas sobre o retorno, que terá restrições quanto ao número de alunos, para maior segurança.

Respeitando os protocolos e para o melhor atendimento dos alunos, ficou definido que na Educação Infantil, as creches (berçário e maternal, seis meses a três anos) terão o atendimento de até 35% da capacidade, levando em conta as crianças das famílias que optaram pelo retorno presencial e que se enquadram nos critérios de vulnerabilidade social ou cujas mães comprovem que trabalham fora. Não haverá revezamento nessa faixa etária, em razão da necessidade de uma melhor adaptação das crianças, segundo a secretaria.

Para os estudantes da pré-escola e anos iniciais do Ensino Fundamental, as aulas retornam com 50% da capacidade, em um sistema de rodízio, de acordo com a capacidade física das unidades, respeitando o distanciamento de 1 metro entre os alunos

A progressão de atendimento de todas as faixas até alcançar 100% será feita de forma gradual, respeitando os protocolos de segurança.

Já para os alunos do CIEJA (Centro de Integração de Educação de Jovens e Adultos), o retorno presencial de 100% ocorrerá de acordo com a capacidade física das salas, também respeitando o distanciamento de 1 metro entre cada um.

Alunos respeitarão distanciamento social

A presença dos alunos não é obrigatória durante essa fase de transição, e o revezamento será entre os alunos cujas famílias optaram pelo retorno presencial.

As escolas funcionarão no período normal, recebendo os alunos na parte da manhã, das 7h às 12h, e na parte da tarde, das 12h30 às 17h30.