Rede municipal recebe mais de 36 mil crianças na 2ª feira

30 de janeiro de 2020 • André Cruz

As aulas na rede municipal de ensino começam nesta segunda-feira (03/02). No total, mais de 36 mil crianças iniciam a rotina escolar na educação infantil e no ensino fundamental.

Neste ano, uma nova escola entrará em funcionamento já na segunda-feira, com atendimento de 681 crianças na pré-escola e no primeiro ciclo do ensino fundamental: 1º ao 5º ano. O ano letivo também começa com a implementação do Currículo Municipal, documento que norteará a educação oferecida pelas escolas municipais e que é integrado ao Currículo Paulista.

Na educação infantil, que atende crianças de 0 a 5 anos na creches e pré-escolas, foram abertas 20.185 vagas e mais de 19 mil matrículas já foram efetivadas. No primeiro ciclo do ensino fundamental, estão matriculados 17.430 alunos de 6 a 10 anos de idade.

A rede municipal conta agora com 90 escolas de educação infantil e 47 de ensino fundamental, porque a nova escola do Vida Nova atenderá a pré-escola (4 e 5 anos), além do ensino fundamental (6 a 10) anos, da 1ª a 5ª série.

O ano letivo também começa com um diferencial: a implementação do currículo municipal. Para tanto, os educadores participaram na terça-feira (28), do Dia D do Currículo Municipal para estudar e discutir a implementação do currículo na rede. “Tem um caráter integrador, porque é um documento pensado da primeira etapa da educação infantil, desde o berçário, até o quinto ano do ensino fundamental, considerando sempre a articulação, a integração e a transição entre os dois segmentos, seu aspecto inclusivo, ressaltando que todos têm direito de estar na escola”, diz a formadora Ana Lúcia Parra.

NOVA ESCOLA

A EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) do Vida Nova que começará a funcionar na segunda-feira, 03/02, vai atender 681 alunos. São 141 crianças de 4 e 5 anos na pré-escola e 540 no ensino fundamental.

No primeiro dia de aula, o prefeito Barjas Negri e a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, receberão os pais dos alunos às 16h.

A unidade tem 12 salas de aula, das quais oito são destinadas ao ensino fundamental e quatro destinadas à pré-escola, laboratório de informática, sala de leitura, sala de estudo para professores, cozinha, refeitório, auditório, quadra poliesportiva, sanitários e estacionamento.

A escola foi construída por meio do programa Minha Casa Minha Vida com recursos do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial), em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, que cedeu o terreno. O investimento é de R$ 5.469.863,63.