Rede Municipal oferece cursos de educação ambiental e de saúde para educadores

9 de fevereiro de 2017 • André Cruz

Serão quatro cursos ao todo; inscrição de um deles se encerra hoje, 10/02

A Rede Municipal de Ensino irá oferecer ao longo deste ano cursos gratuitos de educação ambiental e saúde geral e bucal para professores e coordenadores das escolas de educação infantil e ensino fundamental. Serão quatro cursos ao todo, e dois deles já estão com inscrições abertas.

As inscrições para o curso de formação de Agentes Multiplicadores para Preservação e Conservação da Água: Água na Bacia do Rio Piracicaba: Uso Sustentável, Qualidade de Vida e Saúde, voltado aos professores dos 4º e 5º anos do ensino fundamental se encerram hoje, 10/02. O curso formará professores em agentes multiplicadores na área de educação ambiental, por meio de atualização e aprofundamento de conhecimentos baseados na abordagem voltada à água e bacias hidrográficas, relacionando qualidade de vida, saúde, meio ambiente, biodiversidade e sustentabilidade. As inscrições podem ser feitas no site da Secretaria Municipal de Educação (SME): educação.piracicaba.sp.gov.br.

Serão disponibilizadas 40 vagas, num total de 66 horas de formação, divididas entre encontros presenciais e atividades prática-pedagógicas na escola, entre os meses de fevereiro e novembro. As aulas serão realizadas às quartas-feiras, das 13h30 às 17h, na Secretaria Municipal de Educação, no Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e no NEA (Núcleo de Educação Ambiental).

Foto: Fernanda Schmidt

SME_9730_Custom

Rio Piracicaba será um dos objetos de estudo do curso Agentes Multiplicadores para Preservação e Conservação da Água

De acordo com a coordenadora dos projetos de educação ambiental da SME Laís Ferraz de Camargo, as questões aprendidas pelos professores serão repassadas às crianças, que passarão a ver o meio ambiente com outros olhos. “Elas vão saber preservar, saber a importância do meio ambiente na vida delas. A importância da água, do resíduo, onde colocar o lixo, coleta seletiva e não jogar na rua, por exemplo”, explica. “A intenção é que todos os participantes façam intervenções em sala de aula e na comunidade”, acrescenta.

Os outros cursos são Prevenção à Febre Maculosa e Educação Ambiental e Resíduos Sólidos: Consumo Responsável e Gerenciamento de Resíduos no Ambiente Escolar. As inscrições, nestes casos, vão de 13 a 24 de fevereiro. Informações gerais sobre os dois cursos serão divulgadas na próxima segunda-feira nos sites da SME e da Prefeitura de Piracicaba.

FOP – Em parceria com a FOP/Unicamp (Faculdade de Odontologia de Piracicaba), professores da educação infantil, exclusivamente, poderão se inscrever no curso de extensão em Saúde Geral e Bucal para profissionais que atuam no Ensino Infantil. O curso envolve antissepsia das mãos, cárie, estudo de campo, entre outros temas. As inscrições seguem até 17 de fevereiro e também podem ser realizadas no site da SME. Serão ofertadas 35 vagas. Os encontros quinzenais, às quartas-feiras, serão divididos em 60 horas teóricas na sede da SME e 20 horas de atividades práticas no laboratório FOP, das 7h30 às 10h30.