Rede Municipal de Ensino se prepara para retorno das aulas presenciais em agosto

27 de julho de 2021 • Ygor Oliveira

Recesso de meio de ano termina hoje, 23/07; na próxima semana, para preparativos, as aulas serão remotas

As 124 escolas da Rede Municipal de Ensino de Piracicaba retomam as aulas presenciais na segunda-feira, 02/08, seguindo os protocolos de segurança do Plano São Paulo de combate ao coronavírus, com uso de máscara, álcool gel e mantendo o distanciamento social.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o recesso de meio de ano termina hoje, 23/07, e, na segunda-feira, 26/07, os alunos terão aulas de forma remota, para que as equipes escolares possam se organizar para o retorno presencial, no dia 02.

As famílias dos 36.321 alunos da Rede Municipal foram consultadas sobre o retorno, que terá restrições quanto ao número de alunos, para maior segurança.

No caso da Educação Infantil (creches), o atendimento será de até 35% da capacidade, levando em conta as crianças das famílias que optaram pelo retorno presencial e que se enquadram nos critérios de vulnerabilidade social. Outro critério é atender as crianças cujas mães trabalham fora (mediante comprovação). A progressão de atendimento será feita de forma gradual, respeitando os protocolos de segurança. Não haverá revezamento nessa faixa etária, para que assim haja uma melhor adaptação das crianças, segundo a secretaria.

Para os estudantes da pré-escola e anos iniciais do Ensino Fundamental, as aulas retornam com 50% da capacidade, progredindo gradualmente em um sistema de rodízio, de acordo com a capacidade física das unidades, respeitando o distanciamento de 1 metro.

Já para os alunos do CIEJA (Centro de Integração de Educação de Jovens e Adultos), o retorno presencial ocorrerá de acordo com a capacidade física das salas, respeitando o distanciamento de 1 metro entre cada um.

Nessa fase de transição, a presença dos alunos não é obrigatória e o revezamento será entre os alunos que as famílias optaram pelo retorno presencial.

As escolas funcionarão no período normal, recebendo os alunos na parte da manhã, das 7h às 12h, e na parte da tarde, das 12h30 às 17h30.