SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Rede Municipal de Ensino inicia retomada gradual das aulas presenciais

4 de agosto de 2021 • Ygor Oliveira

Cerca de 7.500 alunos retornaram às salas de aulas ontem, 02/08, respeitando o Plano São Paulo de combate ao coronavírus

 

Aproximadamente 7.500 alunos da Rede Municipal de Ensino retornaram às aulas presenciais ontem, 02/08, em Piracicaba. Todos os protocolos sanitários, respeitando o Plano São Paulo de combate ao coronavírus, estão sendo seguidos pela Secretaria Municipal de Educação no retorno, assim como a capacidade de atendimento.

A presença dos alunos não é obrigatória na pré-escola e no ensino fundamental no momento e o retorno acontecerá gradualmente. O revezamento será entre os alunos cujas famílias optaram pelo retorno presencial.


Retorno às aulas presenciais segue protocolo do Plano São Paulo

O prefeito Luciano de Almeida e o secretário de Educação, Gabriel Ferrato, visitaram a EM Diva de Araujo Lemos, na manhã de hoje, 03/08, acompanhando o retorno presencial dos alunos. Eles foram recebidos pela diretora da unidade Giovana Dezorzi Oliveira Sousa. A escola de educação infantil, localizada no bairro Vila Rezende, recebeu 125 alunos e deve chegar a 130 alunos por dia até o final da semana, respeitando os protocolos de segurança do Plano São Paulo.


O prefeito Luciano Almeida, Maria da Graça Victorino de Paula (supervidora), Giovana Dezorzi Oliveira Sousa (diretora), e o Secretário de Educação Gabriel Ferrato na EM Diva de Araújo Lemos

Esse retorno das crianças é fundamental. A vacinação tem avançado e os números começam a sinalizar positivamente”, analisou Luciano Almeida.

O secretário de Educação ressaltou a alegria das crianças nesse retorno às escolas. “Também senti o entusiasmo dos profissionais que trabalham na escola e o sentimento da responsabilidade no cuidado e na preparação das atividades para essas crianças. Enfim, parece uma volta ao sentido de viver”, disse Gabriel Ferrato.


O Secretário de Educação Gabriel Ferrato acompanhou o início das aulas na EM Diva de Araújo Lemos

A diretora da EM Diva de Araujo Lemos, Giovana Dezorzi Oliveira Sousa, também reforçou que o retorno era muito esperado tanto pelas crianças quanto pelas famílias e equipe escolar. “Ontem, dia 2, chegou o grande dia. Percebemos o quanto foi prazeroso para as crianças voltar à escola, que voltou a ser feliz com o barulho e risadas delas. A equipe se preparou com muito carinho e dedicação, planejando todos os detalhes, desde a organização dos espaços como os horários de refeição de forma a evitar aglomerações”, disse a diretora Giovana.


Alexia Chiesi de Oliveira, 5 anos, aluna do Jardim II da EM Diva de Araujo Lemos

RETORNO – O retorno às aulas segue planejamento. As Creches (berçário e maternal, seis meses a três anos) retornaram com até 35% da capacidade, com prioridade aos alunos que se enquadram nos critérios de vulnerabilidade social ou cujas mães comprovem que trabalham fora. Não haverá revezamento nessa faixa etária, em razão da necessidade de uma melhor adaptação das crianças.

Para os estudantes da pré-escola e anos iniciais do Ensino Fundamental, as aulas retornam com 50% da capacidade, em um sistema de rodízio, de acordo com a capacidade física das unidades, respeitando o distanciamento de 1 metro entre os alunos

Já para os alunos do Cieja (Centro de Integração de Educação de Jovens e Adultos), o retorno presencial de 100% ocorrerá de acordo com a capacidade física das salas, também respeitando o distanciamento de 1 metro entre cada um.

A progressão de atendimento de todas as faixas até alcançar 100% – o total de de estudantes é 36.321 – será feita de forma gradual, respeitando os protocolos de segurança. Prevê-se que até setembro a totalidade dos alunos esteja em sala de aula.

‹ voltar