Quarteto de metais da OSP se apresenta para as crianças da Rede

24 de abril de 2017 • André Cruz

Cerca de 100 crianças da Escola Municipal Profª Antonia Jesuína Camillo Pipa assistiram à apresentação

A Escola Municipal Professora Antonia Jesuína Camillo Pipa recebeu, em 20/04, o quarteto de músicos da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) para mais uma apresentação do projeto Música nas Escolas. Desta vez, os quatro músicos fizeram uma demonstração prática sobre os instrumentos de madeira, como a flauta, oboé, fagote e clarineta.

O projeto é desenvolvido pela OSP, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), com o objetivo de desenvolver uma relação entre alunos do ensino público e a música erudita. Idealizado pelo maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da OSP, o projeto quebra a rotina dos estudantes a partir de visitas didáticas e descontraídas dos quartetos ou quintetos de cordas, madeiras e metais da OSP.

Até novembro, serão contempladas 676 crianças de ensino fundamental e 431 de ensino infantil.  Os instrumentistas visitam três escolas da cidade por mês, com apresentação de 50 minutos cada, envolvendo as crianças com repertório de música infantil e espaço para perguntas.

Para a diretora da E.M. Profª Antonia Jesuína Camillo Pipa, Roselis Santos, trazer a cultura musical para dentro da escola de uma forma didática como essa é uma oportunidade ímpar. “ Hoje eles têm mais contato com outros estilos musicais. Ver e poder tocar em um instrumento clássico de orquestra é maravilhoso para a vida deles”, diz.

Fotos: Fernanda Schmidt

_SME9842_Custom