Qualidade: investimentos da Prefeitura colocam a Educação Municipal em lugar de destaque no IDEB

16 de agosto de 2012 • André Cruz

Avaliação externa comprova que as escolas municipais de Piracicaba estão entre as melhores do Estado

Crédito foto: Cristiano Nardon

DSC02703

Elaine Barella, coordenadora geral do Ensino Fundamental e EMEIEFS; Secretária de Educação, professora Nély Guidolin Lima; e a diretora da escola, Selma Lordello Aguair Pedroso

A rede municipal de Ensino Fundamental teve início em 1998 com apenas duas escolas rurais e 146 alunos. Hoje, só no Ensino Fundamental, Piracicaba conta com 15.281 alunos matriculados em 44 EMEFS (Escolas Municipais de Ensino Fundamental). Este avanço vem acompanhado de vários benefícios às famílias: com a construção de escolas mais próximas da residência dos alunos, veio a economia com a redução do transporte escolar; os grandes investimentos no espaço físico das unidades possibilitou acomodar melhor as crianças e a qualidade educacional tem alcançado patamares cada vez mais elevados, envolvendo-as ativamente nos projetos pedagógicos, entre outros aspectos positivos.

Mais uma prova dessa evolução na rede municipal de ensino é o resultado do indicador IDEB do Ministério da Educação (MEC), medido a partir da combinação do desempenho individual obtido pelos estudantes na Prova Brasil – que avalia o desempenho em língua portuguesa e matemática – com a taxa de aprovação das escolas. Foram foram 63 escolas participantes, das quais 32 escolas municipais. Destas, 15 escolas municipais ficaram com média 6.0 ou acima desse índice. E também, dos 10 primeiros lugares, oito foram ocupados por escolas da rede municipal de ensino.

Índice nacional 6,0

Previsto para ser alcançado pelas unidades de ensino do país somente em 2021, equivale ao que os países desenvolvidos da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) atingem hoje. Para a Secretária Municipal de Educação, professora Nély Guidolin Lima, a escola sozinha é um ponto isolado, ou seja, o bom desempenho no IDEB é resultado de um trabalho coletivo, que parte de uma proposta de governo de trabalhar com formação constante e uma série de outras ações. “Estamos muito bem diante de uma meta para 2021, porque a Administração municipal prioriza a educação”. Para se comprovar os grandes investimentos na área, Nély cita os mais de dois milhões de reais aplicados na compra de livros e brinquedos pedagógicos, que são suportes indispensáveis para se desenvolver um trabalho de qualidade.

Como é feita a avaliação

Representantes do governo federal aplicam provas para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Diretora e professora, separadamente, respondem a um questionário de 120 perguntas, do qual também participam os alunos ao final da prova. O número de estudantes aprovados pela unidade soma-se a esta contagem, para demonstrar a eficiência do fluxo escolar.

As EMEIEFS (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental)

Foram implantadas pelo governo Barjas Negri desde 2005. “Logo que assumiu o seu primeiro mandato, Barjas realizou um estudo do espaço físico das escolas de Educação Infantil para verificar quais delas comportariam a implantação do Ensino Fundamental”, explica a Secretária Nély. Segundo ela, atualmente, são 10 EMEIEFS, que atendem alunos de zero a 10 anos. “O aluno entra no Berçário e permanece na mesma escola até o 5º ano”. A EMEIEF Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, no Jardim Caxambu, obteve nota 7.8  e está entre as seis melhores do Estado.