Projeto de robótica tem aula inaugural na EM Geraldo Bernardino

23 de outubro de 2018 • André Cruz

Veja o vídeo dos alunos em aula prática

Alunos da EM Geraldo Bernardino, no Parque Piracicaba, tiveram na sexta-feira, 19, o primeiro contato com projeto de robótica desenvolvido pela ArcelorMittal em três escolas municipais. Além da Geraldo Bernardino, a iniciativa também é desenvolvida nas escolas Professor José Pousa de Toledo, na Vila Sônia, e Professora Olívia Caprânico, no bairro Mário Dedini.

Clique aqui para ver o vídeo

O projeto faz parte do programa ArcelorMittal Ciências. Por meio dele, os professores das escolas selecionadas participaram de quatro encontros na empresa onde receberam capacitação sobre o uso da robótica na sala de aula. Após essa formação, o programa passa a ser desenvolvido com os alunos. O projeto envolve 16 professores e 464 alunos de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de educação básica.

“O intuito é envolver os alunos não só na questão da robótica. A robótica é um pretexto para trabalhar as outras áreas do conhecimento de forma interdisciplinar”, disse a diretora da EM Geraldo Bernardino, Andréia Bertolino. “Todos os alunos estão conhecendo as funções gerais que um robô tem. Em uma próxima oportunidade eles vão aprender a montar os robôs e aliar ao conhecimento de alguma área”, disse.

De acordo com o diretor de Educação da Pete (Projeto Educação com Tecnologia), Angelo Silva, o projeto prevê o uso de robótica educacional nas aulas de matemática. “Os professores passaram por formação para aprender a usar o recurso (robótica) e a usar esse recurso em sala de aula. O interesse dos alunos é muito grande porque faz o estudante ver na prática aquilo que só era estudado em teoria”, explicou.

“Foi uma experiência muito legal aprender como montar um robô. Pode ajudar a gente aprender algumas coisas de tecnologia, a gente também aprender coisas pra gente criar que podem ser úteis no futuro”, disse a aluna Rebeca Júlia Martins, de 10 anos, do 4º ano.

Fotos: Fernanda Schmidt