Projeto Piracicaba 250 anos da E.M. Profº Benedito de Andrade resgata a história da cidade

9 de agosto de 2017 • Larissa Mizuhira

Por meio de vídeos, documentários, músicas e fotos, alunos observaram a evolução e o crescimento do município

Para o projeto alusivo ao aniversário da cidade, Piracicaba 250 anos, a Escola Municipal Professor Benedito de Andrade realizou diversas atividades que resgatou a história de Piracicaba como um patrimônio histórico cultural. Por meio de pesquisas, vídeos, documentários, lendas, músicas e fotos, os alunos puderam adquirir maior conhecimento e perceber a evolução e crescimento da cidade.

Com o resgate histórico, notou-se que o rio Piracicaba teve um papel fundamental para o início da cidade, pois foi devido à sua beleza e fartura de peixes que os primeiros habitantes foram atraídos. Por isso, segundo a diretora Gislaine Cristina Correr Lorenzi, “priorizamos o rio Piracicaba, enfatizando a preservação e realizando um trabalho de consciência e valorização ambiental e sentimental”.

Na comemoração do projeto, que aconteceu dia 28/07, com a presença da comunidade, o aluno do 1º ano José Pedro Soares deu início às apresentações lendo o texto Piracicaba, Rio da Vida. Em seguida, as crianças dançaram a música Rio de Lágrimas (autoria de Lourival dos Santos), explorando movimentos e ritmos que simbolizam a força e a vida do rio.

Os alunos dos 2º anos estudaram sobre o poeta piracicabano Lino Vitti. Produziram cartazes e declamaram suas poesias. A família do poeta esteve presente para prestigiar a homenagem. Já os alunos dos 3º anos cantaram o hino oficial do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba e o hino da torcida junto com o mascote Nhô Quim. Os 4º anos declamaram o hino de Piracicaba e os 5º anos a poesia Poema a Piracicaba, de Lino Vitti.

“Foi emocionante ver os alunos cantarem e encenarem com total envolvimento, expressando sentimento de puro amor pelo nosso rio através da música. O também escritor Antonio Vitti, e irmão de Lino, se encantou com as crianças, vibrou e se envolveu com as apresentações. Houve muita emoção, já que Lino era um amante da natureza. Por isso, fez questão de guardar as homenagens feitas pelas crianças no Museu de Santa Olímpia. Ele também visitou as salas de aulas e nos presentou com duas de suas obras: O Cão Neguito e Seus Companheiros e Coletânea de Fábulas e Estórias. Sem dúvida foi um dia memorável para a nossa escola”, completa a diretora.

Fotos: divulgação