SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Programa Saúde na Escola

2 de junho de 2021 • Ygor Oliveira

O PSE, é um compromisso firmado entre os Secretários Municipais da Saúde e da Educação com os Ministérios da Saúde e da Educação que preconiza o desenvolvimento de ações de saúde com educandos mediante práticas de promoção da saúde, prevenção de doenças e acompanhamento das condições clínicas dos educandos. Tem como estratégia a articulação entre as equipes de saúde e as escolas do território.

Para o biênio 2021/2022, o município pactuou ações a serem desenvolvidas em 88 escolas municipais e 15 escolas estaduais com a participação de 71 equipes de saúde da atenção básica. As ações propostas para o PSE serão desenvolvidas mediante planejamento intersetorial.

O PSE visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população. Seu principal objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. As escolas informarão a equipe de saúde sobre as ações realizadas pelos profissionais da educação para que o registro possa ser feito no sistema.

Para dar início ao Programa, compareceram na Secretaria Municipal da Educação nos dias 27/05 e 28/05 os 88 diretores da Escolas Municipais de Piracicaba envolvidos no Programa. Foram orientados pela Dra. Cátia Elvira Ortiz Scarpari – Coordenadora da Promoção e Prevenção da Saúde Bucal e pela Tatiana do Prado Lima Bonini – Coordenadora de Enfermagem.

 

[foogallery id=”30408″]

‹ voltar