Programa Pet São Paulo realizará ação nas escolas municipais

11 de abril de 2019 • André Cruz

O programa estadual Pet São Paulo, que tem como objetivo dar apoio aos municípios em ações e políticas públicas em defesa dos animais domésticos, em especial cães e gatos, vai entregar cerca de 17 mil gibis da Turma da Mônica, do cartunista Maurício de Souza, para todos os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.

A entrega dos gibis, com tema relacionado à guarda responsável de animais domésticos, ocorreu na tarde desta quarta-feira, quando as diretoras e diretores das escolas de ensino fundamental receberam informações do projeto com a equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde e com a equipe do GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental) da Secretaria Municipal de Educação.

“Esse programa tem várias vertentes, uma delas é a educação. É dividido em três áreas, a área de manejo, área de proteção e a área de educação. A intensão é desenvolver em cada município que se inscreveu ações voltadas à defesa dos animais, adequadas ao programa estadual da subsecretaria de defesa dos animais”, disse o médico veterinário Paulo Lara, do CCZ.

De acordo com a coordenadora de projetos de educação ambiental da SME, Laís Ferraz de Camargo, o objetivo é que crianças do Ensino Fundamental desenvolvam atividades educativas relacionadas ao tema. “Cada escola vai identificar a melhor forma de trabalho e o período em que serão realizadas as atividades”, disse.

Sobre o programa

O programa Pet São Paulo, lançado pelo governo do Estado em junho de 2018, incentiva os municípios na realização de feiras de adoção, capacitações, campanhas educativas sobre guarda responsável de cães e gatos, além de firmar convênios para apoio a castração e microchipagem.

Laís Ferraz de Camargo é coordenadora de projetos de educação ambiental da Secretaria Municipal de Educação

Diretoras e diretores de escolas de ensino fundamental receberam informações sobre o projeto na quarta-feira, à tarde