Programa Guarda Civil Educação é Prevenção forma alunos da EM Luiz Claudio Alves

2 de dezembro de 2016 • André Cruz

Ação do Pelotão Escolar repassa informações sobre prevenção de drogas, gravidez na adolescência, entre outros temas

Fotos: Justino Lucente
PREVENO_AS_DROGAS_1116_JJ_1

Pelo 5º ano consecutivo, a Guarda Civil Municipal de Piracicaba formou, na manhã desta quinta-feira, 1º/12, alunos do Programa GCEP (Guarda Civil Educação é Prevenção). Hoje foi a vez dos 62 alunos do 5º ano da Escola Municipal Luiz Claudio Alves. O GCEP é um programa elaborado pela equipe do Pelotão Escolar, totalmente voltado para estudantes do 5º das escolas municipais, estaduais e particulares. O objetivo do programa é repassar informações sobre prevenção de drogas, gravidez na adolescência, além de temas polêmicos, como bullying, mau uso da internet e suas consequências e violência doméstica.

A formatura teve a presença da comandante da Guarda, Lucineide Corrêa, de Teresinha Fingueirut, que representou a secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa, da diretora da escola, Vanessa Abdalla Guarda, de Narzi Alves Novaes, comandante do Pelotão Escolar, de guardas educadores do programa GCEP e de pais dos alunos.
Para a comandante Lucineide é gratificante poder participar de evento como este, pois a escola e os pais se envolvem com o aprendizado dos filhos. “E não tem nada mais importante para nós, da Guarda, do que ver o fruto de nosso trabalho sendo utilizado para a formação das crianças, mesmo sabendo que a última palavra será do adolescente”, disse.

Teresinha Fingueirut ressaltou que a secretaria valoriza muito este programa. “Queremos que vocês, crianças, levem esse aprendizado para a vida inteira, que consigam falar não para o que não é legal para vocês. Devem saber bem o que querem e passar isso adiante”, disse Teresinha, em seu discurso.

O inspetor Narzi Alves Novaes explicou que as informações são repassadas aos alunos de forma lúdica. “Tudo que fizemos desde o início foi com muito amor, pois, sabemos da importância do programa”.

8.000 ALUNOS – O GCEF já formou cerca de 8.000 alunos. Este ano houve uma reformulação na linguagem da cartilha para atender especificamente crianças na idade entre 10 a 12 anos. “A cartilha contou com a colaboração inclusive da pedagoga Katia Benotti, da Secretaria Municipal de Educação. As aulas do programa são impulsos para que todos alunos se tornem agentes multiplicadores”, esclareceu Novaes. O curso é oferecido em 12 aulas e a ideia surgiu em 2011, a partir de palestras proferidas nas escolas sobre as drogas e seus malefícios.

A diretora da escola, Vanessa Guarda, disse que esse foi o primeiro ano que a unidade participou do curso. “Tivemos alguns contratempos com disciplina por parte de alguns de nossos alunos e por bem resolvemos procurar apoio do Pelotão Escolar e aplicar esse programa. Foi a melhor atitude que tivemos, pois pais e alunos só nos agradecem”.

A mãe de uma aluna concluinte do curso, Regiane Iara Silva, ficou comovida com a formatura e disse que antes do programa tinha muita dificuldade em falar com sua filha sobre gravidez na adolescência. “Tive muita dúvida, pois minha filha tem só 10 anos, mas, depois, fui acompanhando inclusive com minha cartilha e fiquei muito agradecida com o trabalho realizado pela equipe”.

Os alunos adoraram passar pela experiência. A toda hora queriam fazer fotos com os integrantes do GCEP. “Aprendi a crescer melhor, com mais saúde, sem drogas e também sobre o bullying, que a gente não deve praticar. Foi um grande aprendizado”, disse Vinícius Medeiros Júnior, 11 anos. “Vou passar para outras crianças o que aprendi no programa, que é a não ir pro caminho errado, a só fazer coisas boas”, esclareceu Tamires Coba, 11 anos.

Outro projeto desenvolvido pelo Pelotão Escolar da Guarda Civil é o Harmonia Musical, que leva o ensino da música a alunos de sete escolas de educação fundamental.

____________________________________________________________

Fotos: Fernanda Schmidt